INSS quer lançar novo concurso com 7 mil vagas; confira

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já pediu autorização ao Ministério do Planejamento para lançar um novo concurso com 7.351 vagas. A instituição solicitou a liberação de 3.627 vagas para técnico (nível médio), 2.194 para analista (nível superior) e 1.530 de perito médico (destinado a formados em Medicina).

A informação foi confirmada pelo ministro do Trabalho e da Previdência Social, Miguel Rossetto. Os concurseiros devem, portanto, manter o foco nos estudos. O mais recente certame para o INSS terá provas aplicadas em maio, com organização do Cebraspe (Cespe). A expectativa é de que o novo concurso contemple os municípios que não foram incluídos neste edital.

O concurso em andamento oferece 950 vagas, sendo 800 para técnico do seguro social e 150 para analista do seguro social com formação em serviço social. Os salários variam de R$ 4.886,87 e R$ 7.496,09.

A prova para técnico (nível médio) é composta por questões de ética no serviço público, regime jurídico único, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática e seguridade social.

Já os candidatos ao cargo de analista (nível superior) passarão por provas de língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, direito constitucional, direito administrativo, legislação previdenciária, legislação da assistência social do trabalhador e da pessoa com deficiência e serviço social.

De acordo com a Folha Dirigida, o instituto tem carência de cerca de 3 mil servidores nas agências de atendimento. Outros 11 mil já têm direito à aposentadoria.



Bahia, Brasil, Destaques

Comentário(s)