Opinião: O Golpe Avançou – Democracia ameaçada

Por *Edwaldo Alves

DSC_0649

O povo brasileiro assistiu estarrecido no último domingo um verdadeiro golpe palaciano, recheado de intrigas, falsidades e traições. Comandados por um espécie de bruxo corrupto- Eduardo Cunha-  367 deputados federais encenaram um espetáculo  grotesco  que mostrou ao mundo que o Brasil tem um simulacro de poder legislativo. Por trás do palco,  aquele que  pretende se beneficiar da farsa – o sinistro Michel Temer –  tem  um suposto  governo inteiro para distribuir, mercadejar e seduzir os pilantras oportunistas de sempre.  Resta saber se  sobrou cargos e benesses futuras para a conquista do Senado. Sempre tenho  dúvida se a ambição provoca a traição ou se a traição provoca a ambição.  É fácil perceber que o golpe foi tramado por dentro do governo. Seus articuladores e executores,   recentemente, ocupavam ministérios e altos cargos governamentais representando os partidos golpistas. Esse acontecimento inominável foi a pá de cal na política de alianças seguida pelo PT e agremiações de esquerda. Atualmente em defesa da democracia e das reformas progressistas necessárias ao país pode-se contar com o PT, PCdoB, PDT, PSOL , os movimentos sociais e populares e personalidades políticas independentes que acreditam nas possibilidades de avanços políticos, democráticos e sociais.

Mas, o Brasil real existe na vida, no coração, na mente de milhões e milhões de brasileiros que lutam para ter uma vida digna e melhor. Trabalham, estudam, esforçam-se para manter a suas famílias, solidarizam-se com seus amigos e lutam por liberdade cima de tudo.

A história demonstra que a quebra de preceitos democráticos e constitucionais nunca se esgotam em si mesmo. É sempre o primeiro passo rumo ao estado discricionário, ilegal, ditatorial,  iniciando-se sempre com o desrespeito ao resultados eleitorais.

No dia 17 o golpe avançou mas ainda não venceu. Apenas nos desafiou a redobrar nossos esforços pela defesa da democracia, do estado de direito e lutar pelo total respeito ao resultado eleitoral que escolheu  Dilma por  mais de 54 milhões de votos.

Estaremos sempre  nas ruas, organizando e conclamando o povo trabalhador, as mulheres, os negros e negras, os jovens, os estudantes, os gays, os Sem terra e os Sem teto, o povo das periferias, os idosos e os aposentados, enfim, todos que estão subjugados à estrutura perversa do capitalismo a lutarem contra o golpe, pela apuração total e absoluta dos casos de corrupção para que não escape ninguém, principalmente os promotores do golpe palaciano, por uma nova política econômica, pela reforma tributária progressiva, pela reforma agrária e urbana, pela manutenção dos programas sociais e por reformas profundas que mudem a estrutura econômica e social brasileira.

A nossa luta agora deve dirigir-se ao senado federal  e se esse aderir ao esquema golpista, teremos mais motivos para continuar nas ruas  e impedir que os verdadeiros corruptos e vendilhões da pátria atinjam seus intentos antidemocráticos e contra o povo.

*Edwaldo Alves Silva  é filiado ao PT de Vitória da Conquista



Bahia, Brasil, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)