Tome Nota: O que vem por aí no cenário da cultura conquistense

Por Mariana Kaoos

Helo, my friends!  Tudo bem com vocês? Como foram de fim de semana? E quais os planos culturais mirabolantes que tem passado por essas cabecinhas pensantes? O coração vai bem? E o ritmo de leitura, a quantas anda?

Estava cá pensando esses dias, o que vocês acham de fazermos uma ciranda literária? Digo, podemos nos reunir uma vez por mês, cada um leva um livro e nós fazemos uma troca. Aí, mês seguinte, nos reencontramos para um bate papo sobre as nossas impressões acerca de determinado livro e pegamos outro.

Começando isso agora, até dezembro teremos lido oito obras, ou seja, muito provavelmente, se levarmos a proposta com prazer, respeito e seriedade, quando chegar o fim do ano, teremos nos tornado pessoas um pouco mais criativas, sensíveis, observadoras e atenciosas para com as belezas, os pequenos detalhes da nossa existência e desse mundo bonito em que estamos imersos. Digo, pelo menos em mim, é exatamente isso o que a prática da leitura me proporciona.

E ah, ainda tenho mais ideias: Podemos marcar os nossos encontros em praças da cidade. Ocupar o espaço público e, a partir daí, passar a cobrar também do poder municipal, a manutenção desses locais. Porque olha, sempre que vou à Praça do Fórum e Praça Guadalajara, fico numa tristeza que só. Tudo muito sujo, a grama altíssima, entulho nos cantos. Desse jeito não dá nem vontade de frequentar as praças de Vitória da Conquista. Então, Se vocês toparem, estaremos alimentando a nossa cabeça, o nosso espírito, ocupando com ideias bacanas a nossa cidade e cobrando e construindo melhorias para ela. A partir daí outras ideias podem surgir, como pique nique coletivo, processo de criação artística em praças e assim vai. E aí e aí e aí e aí e aí, o que vocês me dizem?

Bom, sem pressa e sem pressão. Vou deixar vocês pensando (espero que com carinho) na proposta e, enquanto isso, jogo aqui, a programação delícia orgástica dessa semana. Prestem atenção, que as opções culturais são peso pesado:

Tupy or not tupy, that’s the question:

da2c479e-8e45-4dac-8201-4f07b5c2418f

Olha que bacana isso: Lá tem Salvador, começou a nascer uma nova cena artística que envolve as mais distintas vertentes culturais: música, literatura, cinema, teatro, dança, conteúdos multimídia e por aí vai. Intitulada Cena Tropifagica, a proposta é de comer o país tropical. Isso mesmo, relembrar nomes como os de Oswald de Andrade, Torquato Neto, Wally Salomão, Jorge Mautner e pensar, repensar um cerne cultural inteiramente brasileiro que faça, fale e represente o que intitulamos como “nós e nosso”.

Através de um edital proposto pelo Governo da Bahia, o projeto ganhou verba e conseguiu viabilizar uma serie de intervenções (de abril a junho) nas cidades de Salvador e Vitória da Conquista. Então, é com muitíssimo entusiasmo que eu vos anuncio que a partir dessa terça feira, 12 de abril de 2016, acontecerá no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima uma oficina de dança, ministrada pela artista, professora e pesquisadora em dança, Isaura Tupiniquim. Intitulada Tropifagia: Do Caos ao Corpo, a oficina objetiva a experimentação corporal “nos participantes, a partir da multiplicidade de referenciais do que consideramos culturalmente como “brasilidade” e “baianidade””.

Você pensou o mesmo que eu, não é? Isso mesmo: delicia cremosa. Bom, já saiu o resultado dos selecionados para participar da oficina. Serão 20 ao total. No entanto, acredito que, quem quiser dar um pulo por lá, bater um papo, dar uma olhada no espaço, será muito bem recebido. Tropifagia: Do Corpo Ao Caos, acontecerá entre os dias 12 a 15, a partir das 14 horas. Cheguem mais.

“E o viajante era um cara que ficava viajando de um lugar pro outro sem parar. Até que um dia ele começou a viajar de um lugar para dentro daquele mesmo lugar”:

32d273fb-47ec-490b-b8b4-1b3539044e21

Já comentei com vocês que, não sei por que, mas durante a semana, quarta-feira é sempre o meu dia preferido, não já?! E quarta-feira com programação cultural então, ai, já fico suspirando pelos cantos, com aquele olhar perdido, de espera e encanto.

Na quarta feira dessa semana, dia 13 de abril, haverá uma programação divina, maravilhosa e quem não for vai marcar bobeira e ficar chupando dedo numa fossa abissal. Digo, não dá mesmo para ficar de fora dessa, pelo menos os apaixonados por cervejas especiais e bate papos elegantes.

Sendo assim e assim sendo, vocês já devem estar imaginando tudo, não é mesmo? Então, queridos, nessa quarta-feira haverá, no nosso amadíssimo Café Society, o evento Viajante Cervejeiro. Editor do blog www.viajantecervejeiro, o beer sommelier Edson Carvalho Junior, estará aqui na cidade, contando histórias, apresentando curiosidades e falando um pouco sobre o que de melhor tem aparecido no universo das cervejas especiais. E, claro, não poderia faltar: Edson também vai comandar a degustação de cinco cervejas especiais. Os rótulos são de primeiríssima qualidade, fornecidos pelas cervejarias artesanais de Vitória da Conquista ADAMANTINE e ERSTEN SCHLUCK, também da cervejaria mineira KÜD BIER e da super premiada cervejaria DUM, do Paraná.

As vagas são limitadas e a entrada está no valor de 80 reais, até o dia 12 e 100 reais no dia. Isso é se ainda houver vagas. Portanto, melhor correr para garantir logo a sua. O evento está marcado para começar às 20 horas. Certamente que estarei lá. Você também? Regalo Total!

Já que é pra tombar, tombei:

16891c34-6ef7-4661-bf4b-4f9c19f42ed0

De 2015 para cá, vimos uma profusão de novos coletivos/produções despontarem na cidade com festinhas criativas que animaram o público e proporcionaram novos fazeres, novos formatos culturais na atual cena de Vitória da Conquista. Apesar de cada grupo possuir suas particularidades ideológicas e alcances diversos, os novos coletivos surgiram com metodologias semelhantes entre si: Festinhas de pista, com djs, mais voltadas para o público lgbt, open de alguma bebida em determinado momento da festa (geralmente catuaba), nomes descontraídos e conteúdos comunicacionais sempre lúdicos, voltados para temáticas específicas.

Produções como Berequetê, Quem É Você na Cela, A Bruxa Tá Solta, Xcania,  Xcania apresenta: Pepecas em Chamas, Skins, Brasileirinhas, Selvagem House Party deram e ainda dão muito o que falar. Quem é que não foi para, pelo menos, uma dessas e saiu feliz da vida por tamanha diversão? Bom, a proposta é de que festas assim continuem férteis no cenário cultural da cidade, mas não só. É necessário pensar também em produções mais elaboradas, que proporcionem um diálogo, uma troca entre artistas locais e artistas de fora.

Acredito eu que, pensando nisso, o coletivo Orgasmaravalha deu dez saltos à frente e decidiu fazer a sua primeira GRANDE produção. Intitulada Quem Te Viu, Quem Te Vê, a festa será nessa sexta-feira, dia 15, no Clube D’Waller e irá contar com as seguintes atrações: os djs Bag Ô, Lihug ( projeto dos djs Lirali e Hug), CNKS e Tony, o grupo Complexo Ragga e ninguém mais ninguém menos que Karol Conka. Ficou boquiaberta do outro lado da tela? Eu também fiquei logo quando soube das boas novas.

Então assim, tenho para mim que Quem Te Viu, Quem Te Vê é o marco, a ruptura, a separação, o novo modelo de profissionalismo, produção e proposta cultural para o momento. Não que o coletivo não possa mais fazer eventos no formato festinhas de pista, até porque essas festas é que são o carro chefe de vários grupos. Mas, acredita-se que, daqui para a frente, o Orgasmaravalha virá com ideias diferenciadas e com garra total, para movimentar, agitar, botar para ferver e recriar, talvez, um caminho cultural em Vitória da Conquista, muito bem explorado há alguns anos por outro coletivo, mais conhecido como Suiça Bahiana, que trazia para as noites conquistenses espaços e trocas entre artistas locais e nacionais.

Os ingressos para a festa estão no valor de 100 reais a inteira e 50 reais a meia entrada, até o dia 14 de abril e estão à venda nas lojas Chilli Beans do Shopping Conquista Sul e do Centro. Na portaria será obrigatória a apresentação de documento original com foto recente. Quem Te Viu, Quem Te Vê está marcada para começar a partir das 20 horas.

I.F.Á Afrobeat:

48a15eb1-6622-4b3f-a993-70da5549a105

Se a sexta é de Karol Conká, o sábado, 16, é do grupo soteropolitano Ifá Afrobeat. De abril a junho, os meninos irão circular pelo interior do estado com oficinas e shows gratuitos. Vitória da Conquista foi uma das felizardas a ser contemplada com o projeto.

Então assim, a ideia da programação é de que ela comece com a oficina História e Música, comandada pelo instrumentista e historiador Fabrício Mota. Ele irá analisar a música como expressão artística que transpõe e revela dinâmicas sociais e de representação brasileira. Na sequência, o Ifá apresentará o show Atlântico Negro, que, de tão bom que é, venceu o Troféu Revelação na Categoria Melhor Show no Prêmio Caymmi em Música. Aqui, tanto a oficina como o show ocorrerão no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e contará com a participação da banda local Complexo Ragga e da cantora nigeriana Okwei V Odili. A partir das 16 horas. Entrada gratuita.

Rapidinho é mais gostoso:

0b0297b9-24a6-458a-b7ad-487f09537e81

Esse fim de semana não tem apenas um, mas váriooooos programinhas bacanas para todos os gostos e todos os grupos. Ainda no sábado, a partir das 14 horas, haverá, na Praça da Juventude o Projeto Lótus que tem como objetivo levar propostas culturais à população que habita em zonas de risco. Então, no dia 16, lá na Praça vão rolar oficinas de dança, capoeira, reciclagem, filtro dos sonhos, pintura e adjacências. Ah, também tem batalhas de mc’s. Essa, por sua vez, terá o valor de cinco reais a inscrição, para cobrir os custos da premiação. O restante é gratuito. Quem quiser colar, pode chegar.

5658170f-7da4-4e98-a3cb-89593657df22

– Já no domingo vai rolar muito som. Do sambão ao rock’n’roll. No nosso amadíssimo Canto do Sabiá, quem se apresenta é o Hotel Mambembe numa segunda edição do Na Cadência do Samba. O repertório é o melhor possível. Eu fui na primeira edição e olha, sambei gostoso a tarde inteira. A entrada está cinco reais e o horário é o das 15 horas. Já no nosso outro amado local, Teatro Municipal Carlos Jehovah, vai ter o evento DominGO, ao som das bandas Ladrões de Vinil e Scarlet Clan, além de uma jam session e exposição de pôster, quadros, camisas, vinil e etc. O som vai tá rolando desde as 14 horas e, como no evento do facebook, os produtores não colocaram valor, acredito que a entrada seja gratuita.

b187fe4c-0dc6-4654-9bb1-0907785bacfe



Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)