Vitória da Conquista registra primeiro caso de gripe H1N1

Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

Foi confirmado, em Vitória da Conquista, o primeiro caso positivo para a Influenza A/H1N1. A pessoa diagnosticada com H1N1 já teve alta do hospital.

Até esta segunda-feira, 11, segundo a Vigilância Epidemiológica do Município, já foram notificados 20 casos suspeitos, destes 5 foram negativos e 1 inconclusivo, além do positivo.

A Prefeitura está monitorando todos os casos suspeitos internados na rede hospitalar, com informações a respeito da doença e oferta da medicação utilizada no tratamento de H1N1.

Medidas de prevenção – A Secretaria de Saúde orienta que sejam evitados os lugares com grandes aglomerações de pessoas e que o cidadão procure os prontos-socorros somente se os sintomas se agravarem.

Aos primeiros sinais da doença, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

Além disso, é importante manter as mãos sempre limpas, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool em gel.

Vacinação – Outra medida de prevenção é a vacina contra a gripe. A previsão é que ela esteja disponível nos postos e unidades de saúde da cidade a partir do dia 18 de abril. O Dia “D” da campanha permanece 30 de abril.

A vacina é destinada aos seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; trabalhador de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doenças respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)