CORRUPÇÃO, num olhar de criança ao adulto

Por Pastor Orlando Filho

orlando

Um dia quando criança ouvir falar sobre ela. Cresci ouvindo meus pais educando-me sobre o que era correto no trânsito, quando ia visitar amigos ou parentes, como se devia portar em outros ambientes, a maneira de tratar os idosos, crianças e outras pessoas. A forma correta de estudar na escola sem necessidade de copiar nada dos coleguinhas nos trabalhos ou provas. Receber o troco correto no supermercado. Respeitar todas as autoridades constituídas sobre mim, tios, professores, policiais, autoridades públicas…

Passou-se os anos e fui aprendendo que a corrupção existe desde o início da humanidade, com desvios de condutas do homem, fazendo o que não lhe era bom, desobedecendo Deus, irmão matando irmão, irmão desejando o reinando de seu irmão, desvios que ainda não fizeram o mesmo aprender que eles não fazem bem.

Entendi que no seu âmago ela, a Corrupção é transgredir o original; sair do padrão; corroer leis; adulterar princípios, bases originais; faltar com a verdade; acrescentar ou retirar algo do padrão correto; pensar em si mesmo; mal dizer o próximo; irar-se; ser auto-suficiente; agir com desamor; inverdade de outrem; desonesto; ser corrompido, desgastado do novo, do original; deterioração; decomposição física, orgânica de algo ou putrefação (Ex.: «O elevado grau de corrupção do cadáver provou que a morte já tinha ocorrido há dias»); modificação, adulteração das características originais de algo.

Me lembro dos carros de quando pequeno que meu pai dizia: “Se estiver apodrecendo tem que fazer a funilaria logo, se não corroerá todo o restante que ainda está bom”

No Brasil alguns historiadores afirmam que a corrupção já nasceu na época da colonização portuguesa. Os colonizadores vieram ao Brasil para explorar as riquezas naturais, sem se preocuparem com os índios. Aliás, é provado que os primeiros a serem corrompidos nesse país foram exatamente os indígenas, pois os portugueses os subornavam para conseguir tesouros brasileiros, os escravizavam e os roubavam.

A corrupção também se tornou mais intensa com o capitalismo, e hoje o enriquecimento ilícito de autoridades é uma das principais causas dos problemas sociais que o Brasil enfrenta.

É sabido que para se identificar uma moeda falsa, melhor e recomendável é conhecer bem a verdadeira. Num estágio de corrompimento precisamos está com a verdade, apropriando-nos cada vez mais do correto, da lei, do padrão, do justo, do que proporciona vida e vida plena há outras gerações de cidadãos que quando forem crianças sejam embasadas na origem real e continua da Verdade.

Parafraseando palavras do Senhor Jesus, quando Ele diz:” Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”, não existe outra forma de tolir toda a corrupção humana, que seja com o conhecimento e prática da lisura e Verdade nas ações.



Artigos, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)