Conquista: Nova edição do jornal Eco Teens é lançada no Colégio Paulo VI

Foto: Secom - PMVC
Foto: Secom – PMVC

Produzida em menos de dois meses, em meio a um trabalho que envolveu mais de quatrocentos alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio e ainda professores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais, a nova edição do jornal Eco Teens foi lançada oficialmente na última sexta-feira, 1ª, durante cerimônia na quadra do Colégio Paulo VI. Desta vez, a publicação traz na capa a manchete “Quem ama, cuida”.

Trata-se de mais uma edição do projeto, que inclui ainda o jornal Eco Kids. A iniciativa é do Ministério Público Estadual, em parceira com a Prefeitura de Vitória da Conquista, o Núcleo Regional de Educação, conselhos municipais e outras instituições.

Foto: Secom - PMVC
Foto: Secom – PMVC

Como nas edições anteriores, predominam nas páginas do periódico o caráter informativo e a temática ambiental. “O Colégio Paulo VI merece os nossos parabéns por, também nesta edição, partir de temas concretos, próximos aos alunos”, disse a promotora de justiça Karina Cherubini, referindo-se aos assuntos abordados no Eco Teens.

‘Paz e bem’ – A atual edição aos leitores com textos sobre ervas medicinais e formas de se aproveitar os resíduos orgânicos da Feira do bairro Brasil, entre outras pautas específicas. Durante o processo de produção das matérias, houve a preocupação com que o trabalho fosse interdisciplinar.

“A educação ambiental atendeu, item por item, todos os requisitos legais. Trabalharam no jornal professores de Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Biologia, e todos com a questão ambiental”, explicou Karina. “Tenho certeza de que esta edição foi feita com muito carinho e para atender ao lema do colégio: ‘paz e bem’”, complementou a promotora.

‘Espírito franciscano’ – Da parte da Prefeitura, o apoio à produção do Eco Teens envolveu as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Comunicação. O secretário municipal de Educação, Valdemir Dias (representando o prefeito Guilherme Menezes) identificou uma sintonia entre as características editoriais do jornal e a orientação religiosa seguida pela direção do Colégio Paulo VI. “É nesse espírito franciscano que nós devemos viver e pregar a questão do meio ambiente. Cada um fazendo a sua parte, dando a sua contribuição através de ações concretas. Assim, vamos ter um ambiente verdadeiramente saudável e sustentável”, afirmou.

Já o secretário de Comunicação, Ernesto Marques, manifestou o sentimento do Governo Municipal em relação ao Eco Teens: “Reafirmamos o compromisso da Administração em dar todo o nosso esforço e toda a nossa colaboração para que esse projeto não apenas se consolide, mas se amplie e consiga sensibilizar cada vez mais cidadãos e cidadãs”.

‘Casa comum’ – O diretor-presidente do Colégio Paulo VI, frei Rubival Brito, referiu-se ao planeta Terra como uma “casa comum” onde habitam todos os seres vivos. E citou trechos de uma encíclica recentemente publicada pelo papa Francisco, que se refere a um “caminho de permanente conversão ambiental” e o descreve como “um movimento que nos faz crescer”.

“Cuidar da casa comum é e deve ser a nossa missão de cada dia. Este caminho implica num processo de mudança de atitudes, na internalização de valores”, ensinou frei Rubival. “O projeto, posso lhes afirmar, não termina hoje. Ele começa a partir de agora, porque quem ama, cuida. E educar para amar é nossa missão pedagógica”.



Destaques, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)