Conquista: Associações Rurais se unem para fortalecimento da agricultura familiar

3f4ffd75-ae83-4f79-8193-b4f13eac90e6

Fortalecer a agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida no campo. Para falar sobre este assunto, associações e várias entidades ligadas à agricultura em Vitória da Conquista se reuniram neste sábado (02), na sede do Movimento dos Sem Terra (MST) do município.

Associações rurais de várias comunidades como Cachoeira dos Porcos, Farinha Molhada, Inhobim, Caldeirão, Campo Formoso, Assentamento Amaralina, Assentamento Cedro, Zumbi dos Palmares, Poço Comprido, Oiteiro, Associação do Umbuzeiro de Bate Pé, Associação do Ribeirão, Lagoa Formosa, Rancho Alegre, Assentamento de Lagoa do Juazeiro e várias outras comunidades participaram da reunião. Participaram ainda representantes do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb),  MST, Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória da Conquista, lideranças do Partido dos Trabalhadores, Movimento Unificado de Moradores e também o supervisor da Secretaria de Agricultura, Rivaldo Gusmão.
13668560-4b8d-47b0-a01b-0ce61dec5263
Os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) também marcaram presença. Segundo Noeci Salgado, um dos coordenadores do evento, a proposta é de criação de uma Central das Associações Rurais, que vai buscar o fortalecimento da agricultura familiar, encaminhando projetos, elegendo diretorias, participando de editais da agricultura familiar, Pronaf e lutando pela criação da Escola da Família, um projeto de educação no campo para crianças e adolescentes com formação técnica.
fab88542-dfdd-4cbf-99e8-54f4420d2ea6
O deputado Zé Raimundo destacou como positiva a iniciativa da criação da Central das Associações Rurais e ressaltou a melhoria da qualidade de vida da população do campo ao longo dos anos, por meio das ações dos governos municipal, estadual e federal: “O papel das associações mudou muito desde 1997 e depois do Lula, mais ainda. É o transporte escolar, é a merenda escolar, é o Programa de Aquisição de Alimentos, ações do governo de fortalecimento da agricultura familiar… Várias ações que começaram com o papel importante das associações. Podem contar com a colaboração dos nossos mandatos nesta caminhada”, reforçou.

Na oportunidade, o deputado Waldenor fez uma análise do atual contexto político, comentando os últimos acontecimentos em Brasília: “A nossa população já compreendeu que a iniciativa do impeachment não tem base legal, a presidenta Dilma Rousseff não cometeu nenhum crime de responsabilidade, as chamadas pedaladas fiscais tratam-se de um procedimento contábil adotado por muitos governos estaduais no Brasil, por centenas de prefeituras e, portanto, não se justifica o afastamento de um presidente da república por esses motivos”, explicou.
O deputado Waldenor se comprometeu ainda a destinar uma emenda, após a criação da nova Central das Associações, para a aquisição de uma retroescavadeira, que vai ajudar o trabalho das associações no campo.


Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)