Conquista: Estudante da Uesb é condenada a 2 anos de prisão por fraudar cotas no curso de medicina

módulo-medicina

Conforme divulgamos no Blog do Rodrigo Ferraz na noite de ontem (quarta-feira), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) formalizou denúncia contra uma estudante de medicina de Livramento de Nossa Senhora, cujo nome não foi divulgado, por suposta prática de fraude para ingressar no curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), por intermédio do sistema de reserva de cotas adicionais para o grupo de quilombolas.

Já nesta quinta-feira (31) uma sentença foi divulgada informando que a estudante foi condenada a 2 anos de prisão pela fraude. Ela terá que cumprir a pena em regime aberto, além de pagar uma multa.

Na decisão, o juiz Clarindo Lacerda Brito diz que a estudante “agiu com culpabilidade normal à espécie”. Ao avaliar os antecedentes da estudante, o magistrado decidiu substituir “a pena privativa de liberdade por duas restritivas de direitos, quais sejam, a de prestações de serviços à comunidade e de prestação pecuniária, por se revelarem mais adequadas ao caso”.

A jovem, que ainda pode recorrer da decisão, reside no Bairro Candeias, em Vitória da Conquista, e terá a sua matrícula anulada.

O advogado da estudante, Marlon Nogueira Flick, disse que ainda não foi oficialmente comunicado da decisão, mas que vai recorrer da mesma. “Vamos analisar os fundamento dos juiz para a condenação e a partir daí ver de que forma podemos fazer a defesa para recorrer”, declarou Flick.

Segundo consta no processo, “no dia 20 de agosto de 2013, a denunciada apresentou requerimento de matrícula junto à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia a fim de ser ver matriculada no curso de Medicina daquela Universidade, tendo para tanto feito uso de documento que sabia conter informação falsa”. Com informações do Blog Suíça Baiana.



Destaques, Educação, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)