Burburinhos culturais: O que vem por aí em Conquista

Por Mariana Kaoos

– “Ponha a boca no mundo: assim não é possível. Ou então feche o riso e aperte os dentes de uma vez. Ponha a boca no mundo: somente assim é possível, louca, qualquer coisa louca de uma vez”. (Torquato Neto)

Nenengos, salve salve que hoje é dia de alegria. Nessa terça feira de sol a palavra chave é: Exaltação. Exaltação do estado de sobre-excitação. Exaltação do ato de glorificar, de elevar, de supra elevar. Exaltação do que vem sendo feito, oferecido, consumido. Exaltação pelas boas ideias que andam pairando na cabeça de umas meninas e uns meninos muito legais, muito bacanas, que transam daqui para ali, de lá para cá, com uma fome insaciável por cultura. Eu mesma já acordei exaltada, inundada de cor e desejo. Depois de curar a ressaca do feriado nessa segunda-feira fossa, agora, é dia de avançar porque, como dizia o velho Chico, “um passo a frente e você já não está mais no mesmo lugar”.

– “Atenção para o refrão: tudo é perigoso, etc. atenção para o refrão: tudo é divino, maravilhoso. Atenção para o refrão: atenção para o samba exaltação. Atenção”:

c29a209c-80b6-4885-8a4d-ab5ff7c48515

Atenção que hoje tem mais e mais, e outra vez mais e mais e mais. É a segunda noite do Ato Pela Democracia, promovido pela professora do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Adriana Amorim. Importante frisar que é um espaço cultural e político, onde as falas e as intervenções estão abertíssimas para quem quiser chegar junto. Ontem a noite rolou discotecagem com os djs Rafha e Paulinha Chernobyl, show com o grupo Ciclanos de Tais e práticas do Teatro do Oprimido. Ou seja? Delícia cremosa.

Ao que tudo indica, hoje também será da pesada. As práticas do Teatro do Oprimido terão um repeteco. Roda de capoeira também vai rolar e, adivinha só? Sambinha esperto com Keu Souza e discotecagem com Rodrigo Freire. Tudo a partir das 19 horas, ali pelo estacionamento que fica perto do módulo do Teatro Glauber Rocha. E ai, gente boa, nos vemos por lá?

– Mulheres do fim do mundo:

4eaad03d-2553-4571-948d-e86de0bfa639

Notícia bacana essa: Amanhã, quarta-feira, 30 de março de 2016, haverá uma roda de conversa feminista com o tema “Mulheres lutando, ocupando e transformando”. Organizado pelo Coletivo de Mulheres do PT, o espaço será a partir das 17 horas, na Rua Jackson Prado, número 38, bairro Recreio. As convidadas para compor a mesa são Tais Varges e Maria Eugênia Milet, sendo essa última atriz, psicóloga, mestra em artes cênicas e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Artes, na Ufba.

O que eu tenho percebido de maneira muito feliz é que, cada vez mais, nós, mulheres, estamos nos auto organizando e promovendo espaços aqui em Vitória da Conquista. Temos a União de Mulheres, a Marcha Mundial das Mulheres, o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro e o Coletivo de Mulheres do PT. E digo, esses são apenas os que eu conheço, porque acredito com afinco que devam existir mais vários espalhados pela cidade. Talvez, essa proliferação de coletivos e espaços direcionados às mulheres seja um sinal de que estamos mais engajadas, mais críticas e conscientes das nossas necessidades políticas e sociais. Olha como esse sinal é uma coisa preciosíssima para nós? Quarta-feira eu vou, você vai?

– Não mexe comigo, que eu não ando só:

1ee405e1-310a-4f12-839e-ec916f086369

Alô alô amantes da fotografia e da captação de expressões, sentimentos, segredos e existências. É com muitíssimo prazer que eu vos anuncio que a partir dessa quarta-feira, 30, haverá uma incrível exposição fotográfica no Memorial Régis Pacheco. Intitulada “Exposição Fotográfica Áwa Mulheres e Crianças do Axé”, o trabalho tem como proposta oferecer ao público um ensaio poético sobre o feminino, através de mulheres e crianças, dentro do candomblé. A fotógrafa, Kamilla Dantas, realizou esse trabalho nos terreiros  Ilé Asé Èfòn Yèyè Omi Titun, Ilé Alaketú Asé Omi T’Ògun e Ilé Axé Kosionile, desde o ano de 2012. A exposição vai dessa quarta, a partir das 19 horas, até o dia 7 de abril. A entrada é franca e vale muitíssimo a pena conferir de perto essa exposição.

– Tudo mega bom, giga bom, terá bom:

Adivinha quem comemora aniversário essa sexta-feira? Vou dar algumas dicas: Não é gente, mas comporta gente. Lá é espaço cultural e une muito dos universos etílico, gastronômico e musical. Já sabe do que eu estou falando? Isso mesmo, queridões. Na sexta-feira, 01, quem faz aniversário de dois anos é o nosso espaço amorzinho de cervejas especiais Mata Branca. Quem vai tocar por lá será o nosso roqueiro preferido, Fernando Bernardino, e tem mais: Eu já ouvi um burburinho por aí que vai rolar lançamento surpresa da Mata. Ih, já imaginou que delícia que não vai ser? Pois então, na sexta, a pedida é garantida. Ah, é permitido levar bolo surpresa, viu?!

– É domingo no meu coração. Domingou, meu amor:

a8bc6ac6-0dc3-4dce-aa54-b622f8d27d70

Olha que programação delícia para esse domingo: Bendito Bazar. Não sabe o que é isso? Calma que eu lhe explico tim tim por tim tim.  O Bendito Bazar é uma parceria do Café Society com o Sexto Sentido Gourmet, a Brigadú e o blog Um Rolê No Indico. Ou seja? Cerveja. Cerveja, brigadeiro, comidinhas delícia e muita roupinha da moda e de qualidade a preço de banana. Todo mundo já anda polvoroso e o bafafá é de que só vai colar quem é esperto, elegante, tem papo bom e se abre para as surpresas e belezas da vida.

O Bendito Bazar vai rolar lá no Café Society, a partir das 11 horas. A entrada é gratuita e todas as roupas e acessórios irão variar num valor de 5 a 30 reais. Vale a pena, não vale? Agora me diga aí, como é que resiste a um programinha desses?

– Todo dia é dia, toda hora é hora: quem samba fica. Quem não samba vai-se embora. E mais: todo dia menos dia mais dia é dia D.

2e9746ab-4b6b-430e-a96e-f76ed2ea82d8

Para mim não existe descrição de domingo mais bonita do que essa: Dia de sol, calor, alegria. Cerveja. Feijoada. Poesia, amigos, samba. Gingado, conversas gostosas. Canto de passarinho. Abraços, beijinhos e carinhos sem ter fim. Comunhão. Música popular brasileira. Agogô, tamborim, timbau. Descobertas. Enfim, poderia continuar a descrição, mas acredito que ela não iria caber nesse pequeninico espaço. Então, resumindo tudo, a minha descrição de um domingo feliz é desfruta-lo lá no Canto do Sabiá, de preferencia ouvindo samba e comendo feijoada. Um domingo perfeito para você também seria assim? Olha que coincidência gostosa essa. E digo mais, já estou sabendo que esse nosso desejo será realizado com muito amor. Porque a partir das 13 horas desse domingão, 03 de abril, vai rolar feijuca delícia e muito samba. Quem vai comandar a tarde lá no Sabiá será Marlua com o seu projeto Samba a Três. Ainda não foi divulgado o valor do ingresso, mas acredito que não passa de cinco reais. Então, pé dentro, pé fora, quem tiver pé pequeno vai embora. Adalgisa mandou dizer que a Bahia tá viva ainda lá e que, quem não colocar a sandália de prata e ir para o samba sambar vai perder. Então, todos nos encontraremos lá? Maravilha. Quem chegar por último é a mulher do padre.



Artigos, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)