Artigo: Como ser competitivo mesmo diante da crise?

´

Por *Glauber Barros

Foto: Herbert Levi
Foto: Herbert Levi

Nesse mundo globalizado e com a economia brasileira em recessão as empresas precisam estar cada vez mais orientadas e cercadas de informações precisas para tomarem melhores decisões e sobreviverem em seus segmentos de atuação, não perdendo sua essência e satisfazendo, continuamente, os seus clientes. Uma área que todas elas precisam focar, para manterem-se sólidas financeiramente e superar esse período, é a área de custos.

As empresas precisam controlar seus custos e eliminar suas despesas para continuarem sendo competitivas e lucrativas. Gastos desnecessários e custos inúteis estão presentes em todas as áreas das empresas, comprometendo assim a sua lucratividade. É necessário realizar um diagnóstico, identificar falhas ou melhorias possíveis e colocar em prática alternativa para a redução de determinado gasto. Entretanto, conhecer os fatores críticos de sucesso que não estão sendo bem desenvolvidos na sua empresa (desde sempre) é primordial.

Conhecer o seu custo é tão importante e necessário que influi na decisão de vender a determinado preço (precificação de produtos) e este afeta o volume vendido. Consequentemente, a receita da empresa também é afetada, pois, quando a empresa reduz o custo de um produto ou serviço e reduz o seu preço de venda, são grandes as chances de elevar o seu faturamento e a sua lucratividade.

Então… O que fazer para manter a empresa ativa e/ou competitiva ou até mesmo resgatá-la do fundo do poço? Uma vez que, a economia brasileira está em recessão, como escapar nesta ocasião? Como sobreviver diante dessa circunstância? Esses são alguns dos questionamentos que muitos empresários brasileiros estão procurando as respostas.

É difícil realizar mudanças na empresa, principalmente quando as mudanças estão relacionadas às questões culturais, mas é necessário e o momento de crise como esse é o período mais propício para fazer aqueles ajustes que o empresário tanto sonha e resposta para muitos questionamentos. Essa situação cria cenários e contextos favoráveis para fazer essas transformações. Qualquer crise que seja, é possível se resolver com alguma mudança.

Por isso, se você está no meio de uma crise com sua empresa nesse momento, pense em usá-la como oportunidade para realizar algumas mudanças, não fique murmurando. Nunca houve um momento tão propício, não perca tempo. Aproveite!

*Glauber Barros é Bacharel em Ciências Contábeis, Técnico em Contabilidade e Consultor Empresarial. Contato: (77) 9 88023-5688/ 9 9950-5688.



Artigos, Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)