8 de Março: Mulheres realizam ato público no centro de Vitória da Conquista

´

Por Mariana Kaoos

mulheres destaque

Utilizando-se do dia oito de março como uma data história de lutas por direitos e igualdade de gênero, diversas mulheres foram às ruas nessa tarde de terça-feira, 08, a fim de reivindicar pautas relacionadas à questão feminina. Dentre os movimentos presentes estiveram a Marcha Mundial das Mulheres, MST, MTD, CEDASB, Levante Popular da Juventude e Consulta Popular.

Em torno de 150 mulheres caminharam do Ginásio de Esportes Raul Ferraz até a Câmara Municipal de Vereadores, onde entregaram uma carta endereçada ao presidente da Câmara, Gilzete Moreira, elencando suas principais reivindicações. Dentre as reivindicações estão alguns pontos como a luta contra os agrotóxicos que atingem diretamente à saúde da população e que a Delegacia da Mulher, DEAM, funcione em período integral e ofereça uma melhor assistência às mulheres.

e538a2d2-de74-4dbd-8857-6f9667395d2f

Diversas representantes de organizações políticas fizeram falas, dentre elas, Alessandra Leal, estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e pertencente a Marcha Mundial das Mulheres. De acordo com ela, o oito é março é, acima de tudo, uma data para questionarmos e para repensarmos de que maneira podemos nos inserir na sociedade em busca de avanço de políticas públicas voltadas para a mulher. “Hoje é um dia para denunciarmos os abusos físicos, psicológicos, a desigualdade de gênero que sofremos cotidianamente. É necessário que mulheres da cidade, mulheres do campo construam um poder popular que vislumbre uma sociedade mais justa e igualitária”.

9799af8c-1278-46cd-900f-e67beb7f673a

Durante a entrega da carta, além de Gilzete, os vereadores Julio Honorato e Florisvaldo estiveram presentes. Além de ressaltar a importância do protagonismo feminino, Julio afirmou que o dia de hoje, além de ser de luta, é também de luto. “Luto pela violência, o feminicídio, a homofobia que diversas mulheres passam em suas vidas. Gostaria de ressaltar a importância da auto organização e saudar as companheiras que estão presentes aqui hoje”, comentou.



Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)