Por que cresce a violência em Vitória da Conquista?

Por Ivan Cordeiro – Presidente do Movimento Amigos de Conquista

12571000_1065872680129494_246757557_n

Temos acompanhado diariamente as notícias sobre o aumento da violência e o número de assassinatos que fazem de Conquista uma das cidades mais violentas do país. E essa sequência de criminalidade que cresce todos os dias parece ser acompanhada de uma estranha naturalidade por parte da sociedade conquistense.

A cultura da violência invadiu o nosso cotidiano. Os homicídios acontecem habitualmente e tudo indica que o poder público perdeu a capacidade de reprimir e prevenir tamanha criminalidade. Todavia, é importante ressaltar que as políticas de segurança pública quando bem planejadas conseguem reduzir os crimes e as práticas de violência.

Em Vitória da Conquista o cenário ganha contornos de uma verdadeira guerra civil. Há um extermínio da nossa juventude apontado sempre pelos números do Mapa da Violência. Uma questão básica por trás disso tudo é a educação. A nossa cidade amarga um dos piores índices em educação do país. De acordo com o Índice de Oportunidade de Educação Brasileira – IOEB, que mede a qualidade das oportunidades educacionais da educação básica, ocupamos apenas a 4037ª posição em todo o território nacional.

A baixa qualidade educacional do nosso município afeta também aqueles que vivem em territórios de alta vulnerabilidade social. A cidade que possui um dos piores índices educacionais do país é também uma das cidades mais violentas. Todavia, a educação de qualidade pode ser um excelente programa de prevenção social para quem vive bem próximo do mundo do crime.



Artigos, Destaques, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)