Indicados ao Oscar 2016: O Regresso

Por Gabriel José – Estudante de Cinema da Uesb

3a100c23-c9c0-46d4-a49f-1dc9e179262f

Extremamente grandioso e perfeccionista, O Regresso, é baseado em fatos, ocorridos em meados de 1822, e conta a história de Phill Glass, um explorador que após  ser gravemente atacado por um urso, é brutalmente atacado por um urso e deixado como morto pelos membros de sua própria equipe de caça. Em uma luta para sobreviver, Glass resiste à dor inimaginável, bem como à traição de seu confidente, John Fitzgerald (Tom Hardy). Guiado pela força de vontade e pelo amor de sua família, Glass deve navegar um inverno brutal em uma incessante busca pela sobrevivência redenção e vingança. Motivos dessa vingança, não direi aqui, porque seria uma forma de Spoiller, e esse filme precisa ser visto, para quem é amante do bom cinema.

Alejandro González Iñárritu,vencedor do Oscar por Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância ), no ano passado. É um diretor que não faz filmes à toa, quero dizer que ele não brinca em serviço , aqui ele decidiu gravar o filme em ordem cronológica do roteiro, e usando apenas luz natural.  O diretor de fotografia, Emanuel Lubensky, e a fotografia desse filme, sem exageros é uma obra de arte.

Existe em O Regresso, planos-sequência muito complexos, a câmera vai muito além de observar a ação, ela instiga a ação, e o resultado  disso tudo, é um dos filmes mais imersivos que já vi, você se sente lá dentro vendo a ação acontecer . O filme possui duas cenas impecáveis, que ficam com você  dias depois de ter assistido, o nível de verdade das cenas é incrível. Outro quesito que merece elogio, é o design de som, e a maquiagem.

Leonardo Di Caprio, deve finalmente ganhar seu Oscar de melhor ator, não é fácil carregar um filme com pouquíssimos diálogos e sem ninguém para contracenar na maior parte do tempo, muitos gurnidos, muita ofegação, sua entrega física ao personagem é surpreendente, é surpreendentemente detalhista como retrato do sofrimento humano. Tom Hardy, também está excelente, ele interpreta um homem frio, onde a crueldade é a sua maior característica, mereceu a indicação ao Oscar de ator coadjuvante.

Com 12 indicações ao Oscar, O Regresso, é um filme hipnótico, marcante e apaixonante, é cinema como forma de arte, e não é todo filme que é elevado a essa característica, meu favorito ao Oscar 2016. Resumo da Ópera : Filmaço.



Artigos, Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)