Tome Nota: Um giro pela cena cultural conquistense e o que vem por aí…

Por Mariana Kaoos

Brasileirinhas do funk:

2d3992df-269e-4289-a991-4654e226aaf9

Sabe aquele momento em que a lucidez lhe toma por completo e você passa a enxergar as coisas de maneira clara e coesa? Pois é, foi exatamente assim que me senti nesse último sábado, 20. Dotada de clarividência e consciência acerca das produções culturais que vêm ocorrendo em Vitória da Conquista nesses últimos seis meses. Porque sim, se nessa mesma época do ano passado reclamávamos da escassez de festas de pista, cujo objetivo é, prioritariamente, o da dança, agora já não podemos mais nos queixar.

Tivemos o surgimento do coletivo Orgasmaravalha e a produção de três festas (Quem É Você Na Cela, A Bruxa Tá Solta e Sexonhei do Avesso) que atiçaram o corpo e o entusiasmo dos jovens da cidade. Na sequencia, assistimos a ascensão da Xcania, festa voltada para o público lgbt, e nos deliciamos com o seu sarcasmo e ironia. Por fim, mas não menos importante, estamos acompanhando as empreitadas da AFF! Produções, com a Skins (a caçulinha cheia de energia) e sua profusão de criatividade a cada edição.

Nesse sábado, os mesmos produtores AFF! realizaram mais uma delicia cremosa de festa. Intitulada Brasileirinhas do Funk, a proposta era de ser uma noite segmentada dentro desse gênero musical. E bom, deu certo! O público compareceu em peso e, assim como na Xcania, fez a casa de shows Ice Drink ferver. Era quase impossível ficar ali dentro, de tanto calor que fazia. Contudo, analisando pelo lado musical da coisa, e pela cerveja gelada, valia o esforço.

Já é fato que, atualmente, não contamos com nenhuma casa de shows com uma estrutura bacana para abrigar festas de médio e grande porte. Outra questão é a falta de investimento do poder público e do empresariado em demandas culturais da cidade. Esses pontos, por si só, já dificultam o processo de criação, distribuição e consumo de cultura local. Sendo assim, quando grupos como o Orgasmaravalha, a Xcania e a Skins aparecem e dão sua cara a tapa, só o ato já é louvável e digo de aplausos. Me refiro exclusivamente a eles três, porque todos em questão possuem um conceito similar de produção.

A perspectiva é que durante esse ano de 2016, o movimento dessa cena ocorra de maneira fértil e intensa em Vitória da Conquista. Dia cinco de março a Xcania apresentará sua próxima festa, A Ressaca da Pepeca Carnavalesca, e, já ouvi dizer que, muito em breve, vai ter mais Skins por aí. Para quem curte, é ir preparando o rebolado e ficar ligado nas novidades que vem por aí.

Rock, n roll meio nonsense, pra acabar com essa inocência e o completo de decência no meio do salão:

e742f1dc-04ba-414b-bbc1-7aa78a0c3106

Senhoras e senhores, trago boas novas: Para quem curte consumir cultura em abundância, março vai ser O mês. Digo isso porque além da Xcania e do Summer Beer Festival (burburinhos sobre evento em breve), teremos também o Grito Rock. A produção fica por conta do Coletivo Suiça Bahiana e será a sexta edição em Vitória da Conquista. Então, um resumão da coisa pode ser esse aqui: Muito som comandando por Kalu (BA), Sarina (SP), Werden e os Pedestres (SE), e Os Jonsóns (BA). Para quem conhece, sabe que o som dos caras é dos bons e vale a pena conferir. Para quem nunca ouviu falar em nenhum desses nomes, vale a pena chegar junto e ver o que vem sendo produzido Brasil a fora. Fica ligado, que já saiu a programação completa com horário, local e valor dos ingressos. Confere aqui, ó: https://www.blogdorodrigoferraz.com.br/2016/02/22/grito-rock-de-vitoria-da-conquista-divulga-programacao-completa-confira/

Meu coração é de cigano, mas o que salva é a minha insensatez:

1a49cc51-53e2-4572-ba33-c5b1b156816f

É até engraçado como o meu corpo reage, mas toda vez que eu vou dar alguma notícia sobre Ítalo Silva me sobe um arrepio dos pés à cabeça e um riso frouxo que só. Não tenho a plena certeza, mas desconfio que eu fique assim porque Ítalo é pura poesia e intensidade. Quem já assistiu alguma apresentação sua sabe muito bem do que eu estou falando. Ítalo é corpo, voz e paixão. Ítalo é qualidade, respeito e criatividade. Ítalo é menino bonito, é Bethânia, é Elis. Ítalo é indivíduo, é singular, é só ele e, ao mesmo tempo, parece ser o mundo inteiro.

Dessa vez, a novidade é que Ítalo irá interpretar um pouco da obra de Ney Matogrosso. Isso mesmo! Pode rir, bater palminhas, dar pulos de excitação em frente ao computador. O show acontecerá nesse sábado, no nosso amado, querido e único teatro da cidade, o Carlos Jehovah. Já comentei disso antes, mas repetirei mil vezes até que possamos compreender que isso não se faz: Nesse ultimo carnaval cultural ocorrido em Vitória da Conquista, o Carlos Jehovah serviu de espaço para detenção de infratores. Pode isso, produção?

Voltando ao que interessa, Ítalo irá dividir a arena com outros músicos de peso: Euri Meira, Jessica Oliveira, Ronaldo Costa, Saulo Silva e Fábio Sharel. O ingresso fica no valor de 10 reais inteira e cinco reais a meia e o horário, a partir das 19:30h. Preciso dizer aqui o porquê devemos comparecer, ocupar e aplaudir? Sim? Então vamos lá.

Ítalo é o maior intérprete dessa cidade e todas as suas produções possuem uma riqueza de detalhes e conteúdo sem tamanho. São elegantérrimas. Outro ponto é que Ney, por sua vez, é um cantor multi. Sua obra, bem como sua performance,  é fértil e diz muito sobre a desconstrução de inúmero paradigmas sociais na nossa sociedade. Por fim, contribuo com mais razões afirmando que precisamos manter vivo o nosso único teatro com vastas e diversificadas produções. Frequentar o Carlos Jehovah é uma forma de valoriza-lo e mostrar aos bambambans dessa cidade que ele serve para disseminar a profusão artística local, que ele é nosso, que o respeitamos e que o que queremos é que ele sempre esteja respirando arte.

E aí, gente boa, sacou qual é o lance? Sim? Que maravilha. Sábado nos encontramos no teatro, levantando bandeira em defesa dos nossos espaços de cultura e nos deliciando com o encanto de Ítalo Silva.

Cole com a gente que aqui a chapa é quente:

18645c01-6cdc-4189-b671-2d7c3a463e7f

Olha, a mulher que andava na linha o trem passou por cima. Fiquem ligados em tudo porque anda acontecendo muita coisa boa nessa cidade e quem não frequenta, quem não ocupa, marca bobeira por aí. Dia 27 vai ter baile delícia, baile cremoso, baile cheio de dança e sensualidade. É o Baile Barril Dobrado, que será realizado através da Pedrada Produções.

As atrações são de peso: Kazpa (SSA), Zidane (SSA), Syan, com o lançamento do #overdopeep e TR. Os dois últimos de Vitória da Conquista e integrantes do grupo DoRebentoClan. A festa também vai contar com a discotecagem dos nossos queridos Loro Voodoo, Rodrigo Freire e dj Tau, de Salvador. E os mestres de cerimônia, adivinha quem são? Isso mesmo, Supremo MC e Jhonny Ranks.

Ao que tudo indica, o baile vai ser louco e cheio de qualidade sonora. Para quem curte a cultura soundsystem, não pode ficar de fora. Os ingressos antecipados estão no valor de quinze reais e podem ser garantidos na Tribus Surf Shop. O bat local é a casa de show Ice Drink e o bat horário, por volta das 21h. E aí, a gente assiste o show de Ítalo e já sai correndo para lá, o que acham?



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)