Sequestradores de empresária conquistense são condenados a até 15 anos de prisão

´´tex encomendas

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

As nove pessoas que foram presas por envolvimento no sequestro da cabeleireira conquistense e dona de salão Arlethe Patez, ocorrida em Salvador, em julho de 2015, foram julgadas e sentenciadas a penas que variam entre 4 e 15 anos de prisão. A informação foi divulgada pela Polícia Civil e confirmada pelo Tribunal de Justiça do Estado.

A sentença foi decretada no dia 3 de fevereiro pelo juiz Ricardo Schimith, titular da 12ª Vara Criminal, entretanto só foi divulgada nesta quarta-feira (17).

De acordo com a polícia, em matéria publicada no G1 Bahia, 12 pessoas participaram da ação ocorrida no dia 22 de julho, no bairro do Costa Azul, quando a dona do salão saía do próprio estabelecimento.

A partir da esquerda: Edson dos Santos, Manoel de Jesus e Vanusa Brito, que estão foragidos (Foto: Arte/G1)
A partir da esquerda: Edson dos Santos, Manoel de
Jesus e Vanusa Brito, que estão foragidos (Foto:
Arte/G1)

Segundo informações do delegado do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Cleandro Pimenta, três suspeitos de envolvimento no sequestro ainda estão foragidos e têm mandado de prisão preventiva em aberto.

Entre os foragidos, o principal alvo é Manoel Rafael Bispo de Jesus, também chamado de “Jorge Bocão”, que atua em Valença, e é apontado como um dos líderes da quadrilha e mentor do sequestro. Mesmo solto, a sentença também foi válida para ele, que cumprirá pena de 15 anos sem poder recorrer à sentença em liberdade.

Além de Manoel Rafael, estão sendo procurados Edson Teixeira dos Santos Júnior e a mulher dele, Vanusa Resende Brito.

Entre os condenados já presos, Andresson Lopes Oliveira foi condenado a 13 anos e seis meses. Ele foi o responsável pelo levantamento da rotina da vítima. Marido de uma funcionária do salão de beleza de Arlethe, Andresson foi quem indicou a mulher para os comparsas e passou informações para a quadrilha até o dia do sequestro.

O Policial Militar Solemar Alves Campos, preso por também ter envolvimento no caso, deve ficar preso por 13 anos. Assim como o PM, os sequestradores Romildo de Jesus Oliveira, o Binho, e Edicléia Silva Santos foram condenados a 13 anos de prisão também. Já os outros integrantes da quadrilha, Manoel Candido da Paz, o Pastor, José Evandro de Oliveira Santos, o Vando, Inael Moura de Jesus, o Beibe, e João Santos Souza ganharam, respectivamente, as condenações de oito, 10, 11 e 12 anos de prisão.

A menor pena foi a de Filipe Assis Lima, de quatro anos e oito meses. Ele ajudou o PM a roubar o veículo utilizado no dia do sequestro da empresária e que a levou até o local do cativeiro, na cidade de Wenceslau Guimarães.

Nenhum dos condenados poderão recorrer da sentença em liberdade, conforme dados do processo.



Bahia, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)