Bahia: Jovem morre com suspeita de dengue hemorrágica

opcao

jovem suspeita dengue hemorragica

O jovem Rafael Esteves Farias Monteiro, de 22 anos, morreu na quinta-feira (11), no Hospital São Lucas, em Itabuna, no sul da Bahia, vítima da dengue hemorráfica, conforme aponta o atestado de óbito do rapaz. Parentes do jovem disseram que ele começou a manifestar os sintomas na segunda-feira (8), e que esteve no Hospital São Lucas, na segunda e terça (9). O jovem foi atendido e liberado mesmo com sangramento na gengiva.

Amostras de sangue de Rafael Monteiro foram colhidas para confirmar o diagnóstico. A direção técnica da unidade de saúde, que é administrada pela Santa Casa de Misericórdia, apura se ele recebeu o atendimento necessário.

“A gente vai averiguar agora esses atendimentos anteriores para ver se ele já manifestava sinais de alerta antes, ou não, para poder a gente entender essa evolução do quadro dele”, disse Lívia Mendes, diretora técnica do Hospital São Lucas.

Epidemia
Itabuna vive uma epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus. Segundo a secretaria municipal de Saúde, de junho de 2015 até fevereiro de 2016, foram notificados mais de doze mil casos. Os hospitais da cidade estão lotados de pessoas com sintomas dessas doenças. O tempo de espera por atendimento passa de cinco horas. Tem gente que espera deitado no chão, em frente ao Hospital São Lucas e no Hospital de Base.

Na próxima semana, o município vai inaugurar o “QG (Quartel Geral)” da dengue, o que deve aliviar o atendimento nos hospitais. A secretaria municipal de Saúde reconhece os problemas e diz que a situação pode piorar. “No final de março para abril, nós vamos ter, possivelmente, até metade da população de Itabuna com ataque de um dos três vírus”, afirma Paulo Bicalho, secretário de Saúde do município.



Bahia, Saúde

Comentário(s)


2 responses to “Bahia: Jovem morre com suspeita de dengue hemorrágica

  1. É uma Fatalidade !!
    O que vemos todos os anos é isso e mesmo assim os atendimento pelo SUS não melhora em nada pelo contrário só piora, acho engraçado pois não é uma doença nova que é necessário fazer pesquisa(Dengue) então como entender o despreparo ou falta de enterrese da área de saúde de todos os municípios.A comunidade tem que ver que a dengue se combate todos os dias do ano.

Comentários fechados