Professor aposentado da Ufba é morto e polícia investiga o crime

opcao

RTEmagicC_matraga_face.jpg

Um professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (5) no povoado de Pirajuía, município de Jaguaripe. O corpo de Marcus Vinicius de Oliveira Silva, conhecido como Marcus Matraga, foi encontrado por vizinhos e tinha perfurações de armas de fogo. A polícia do município investiga o crime e a hipótese de emboscada.

Marcus Vinicius nasceu em Minas Gerais e tinha mestrado em Saúde Pública pela Ufba e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo Ilka Bichara, professora do Instituto de Psicologia da UFBA, o professor foi um dos pioneiros na luta pela reforma antimanicomial e criação dos Centros de Atenção Psicossocial, os CAPS.

“Ele era muito engajado nas políticas públicas de saúde. Foi uma pessoa muito importante dentro e fora do Instituto de Psicologia”, lamentou a diretora.

O corpo do professor foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e deve ser levado para Belo Horizonte, onde mora a família, para ser sepultado. Alunos e colegas do professor lamentaram nas redes sociais a morte do professor, que nos últimos anos mediava conflitos de terra entre indígenas e fazendeiros.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, onde Marcus Vinicius foi diretor durante uma década e esteve responsável pela Comissão Nacional de Direitos Humanos, lamentou a morte. “[Ele] foi uma grande liderança na construção de uma profissão comprometida com a justiça e a igualdade e da sua democratização. Foi também um dos grandes militantes da Luta Antimanicomial no país”.



Bahia, Polícia

Comentário(s)


2 responses to “Professor aposentado da Ufba é morto e polícia investiga o crime

  1. Lamentável perda para a área de Psicologia e Direitos Humanos brasileira!
    Marcus Vi marcou muito positivamente a minha história e a de tantas outras pessoas.
    Lembrança saudosa.
    Shirley Faria

  2. Idealistas como o Professor Marcus Vinícius são calados por aqueles que não tem o poder da argumentação e utilizam da força selvagem na tentativa de obter seus objetivos. No entanto, ao consultar a história podemos constatar que são frágeis e não são reverenciados pela sociedade.
    Estimado Marcus Vinícius fique em paz e celebre o fato de não ter sido você o assino.
    Aos familiares, só resta admirar o ser humano que defendia os menos favorecidos.
    Meu abraço fraterno,
    Professor aposentado da UFBA Adailton Gomes

Comentários fechados