Conquista: Vereador defende ensino de Libras e intérpretes para deficientes auditivos nas escolas municipais

hey joe

sessao04_abr_14_21A

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta quinta-feira, 4, o vereador Professor Cori (PT) destacou a apresentação de duas indicações pelo seu mandato ao Governo Municipal (09/2016) e ao Conselho Municipal de Educação (08/2016). A Indicação 08/2016 indica ao conselho a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular nas escolas municipais de Vitória da Conquista. A Indicação 09/2016 indica ao Governo Municipal a criação da categoria de intérprete para deficientes auditivos no Quadro Permanente da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

“Em Vitória da Conquista são cerca de 300 pessoas com deficiência auditiva”, disse o parlamentar apontando que os dados foram obtidos junto ao presidente da Associação de Surdos de Vitória da Conquista, Magno Prates. “Não podemos dizer que estamos prestando educação a uma pessoa surda se a colocamos em uma sala de aula na qual o professor não utiliza a Língua Brasileira de Sinais ou se não há alguém que possa servir como intérprete”, considerou o vereador.

Segundo Professor Cori, com o ensino através da Libras, o Governo Municipal irá oferecer aos estudantes com deficiência auditiva a oportunidade de entender mais sobre o mundo em que vivem, além disso, o ensino da Libras irá proporcionar aos alunos que não possuem deficiência auditivas melhor compreensão e relacionamento com quem tem a limitação.

“O que precisamos é nos sensibilizar com estas causas e devemos fiscalizar e criar meios para que essas pessoas possam exercer a cidadania , possam estudar e possam produzir com mais autonomia. Acredito que o nosso compromisso é de tornar o mundo cada vez mais justo, por isso, temos que pensar e agir com mais responsabilidade com as pessoas com deficiência, pois elas merecem todo o nosso respeito”, disse Cori.



Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)