Jovem conquistense fala do ‘segredo’ em passar pelo SISU no 1º lugar em medicina na USP e UnB

opcao

12642577_882452761876061_1814943718340437500_n

Ariel Lemos dias, 18, estudante do 4º ano do curso técnico integrado do IFBA campus Vitória da Conquista, foi selecionado em 1º lugar pelo SiSU nos cursos de medicina da USP e UnB.

Em entrevista a assessoria de imprensa do IFBA, ele  conta que a sensação é de dever cumprido, que após um ano muito difícil de estudos com várias complicações, que conseguiu alcançar uma nota boa. Entretanto, medicina não foi o curso que Ariel sempre sonhou. Sem nenhuma referência de médicos familiares ou conhecidos, a área de humanas para ele, já foi algo mais interessante. Após algum tempo sem testar outras áreas, a dúvida sobre humanas o perseguiu no último ano. Ele disse que pensou em exatas e achou que aquele era o caminho (engenharia especificamente), porém, logo mudou de ideia após não conseguir se imaginar trabalhando na área. Mas foi só no final do ano, sem um curso específico, que Ariel começou a pensar e pesquisar o que gostaria de fazer, e foi aí que medicina chamou mais a atenção dele. “Quando me inscrevi no SiSU e percebi que teria a chance de fazer medicina em uma das melhores universidades do Brasil, decidi que essa seria minha melhor escolha”. Afirma o estudante.

Interessado nas pesquisas em grandes laboratórios, atividades sociais como o “médico sem fronteiras” e comunidades ribeirinhas, Ariel acha que o médico possui um papel que vai além de ideologia, religião, sistema econômico ou qualquer aspecto que limita outros profissionais. Que aonde for, o médico pode se fazer útil, afinal, o compromisso com a vida é universal.

Com relação à sua preparação e metodologia de estudo, o estudante nos conta que para ele, isso é autorreferencial, que não é o curso nem o professor que “passam” o aluno, pois a atividade de aprender é muito individual e só o aluno sabe seu ritmo de aprendizado. Ariel estudou duas matérias por dia individualmente além de fazer simulados todos os fins de semana e afirma que para vestibulares a prática é essencial. Além disso, ele fez todas as provas do Enem desde 2012, mais de 20 provas da FUVEST, algumas da COMVEST e outras de faculdades da Bahia (UESB, UESC etc.). Ele atenta para o fato de rever o que se errou e se for necessário, estudar aquele assunto com mais afinco.

“É importante dizer que o meu estudo durante esse ano final não foi isolado. Eu não estudei simplesmente por um ano e passei, eu estudei durante todos esses anos de ensino médio e fundamental. Esta última etapa foi quando meu estudo culminou”, finaliza Ariel.



Bahia, Brasil, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Jovem conquistense fala do ‘segredo’ em passar pelo SISU no 1º lugar em medicina na USP e UnB

  1. Parabéns,Ariel,tão jovem e com esse sentimento tão bonito de se tornar um médico, pensando em ajudar o próximo, quando na maioria das aprovações os candidatos só pensam em status e ganhar muito dinheiro . Que Deus te ilumine nessa nova caminhada,isso demostra que seus pais te deram uma educação humanizada.Parabéns a família.

Comentários fechados