Sétima Arte em Destaque: Star Wars Episodio VII – O Despertar da Força

Por Gabriel José – Estudante de Cinema da Uesb

b18a8d19-8768-4fc4-b832-02484d7aae7f

Finalmente!!O  filme mais esperado de 2015, muita expectativa foi gerada em torno do VII episódio da Trilogia mais querida do cinema mundial , expectativa essa que conquistou novos fãs para a saga, com certeza foi o filme mais comentado e esperado do ano, e não é que não deixou a desejar o filme é incrível, a Disney soube respeitar a história, em meu conceito é o 3° melhor filme de 2015, perdendo apenas para MAD MAX- Estrada da Fúria e Divertida Mente, então deixemos de enrolação e vamos ao que interessa o filme mais esperado dos últimos anos, Star Wars – Episodio VII o Despertar da Força.

A história se passa trinta anos após Star Wars Episodio VI O Retorno de Jedi (1982)  , a ameaça ocorrente é a primeira ordem que procura o Luke Skywalker, a trama começa seguindo a personagem Rey , uma catadora de peças de nave, interpretada por Daisy Ridley, e o personagem Fiin, que um ex Stormtrooper, interpretado pelo ator John Boyega. O caminho de ambos se cruzam , temos o principal alicerce do filme. Mais que isso seria Spoiler.

Vou começar falando da direção promissora do J.J Abhrams , que tecnicamente faz um trabalho perfeito. As sequências de ação tem uma flutuação muito dinâmica aqui, ele alterna muito bem em composições paisagísticas imponentes, e uma movimentação ágil de câmera que há momentos em que acompanha a ação em planos abertos, e momentos que acompanha a ação , como se estivesse dentro de uma das naves, tudo muito bem editado. Edição aliás muito coerente ao ritmo da narrativa. Fora os aspectos técnicos, J.J Abrhams , faz um excelente trabalho em conciliar elementos clássicos da trilogia , com futuras tradições, mas há momentos em que o filme ecoa  muito a trilogia original, ficando referencial demais principalmente a Star Wars Episodio IV – Uma Nova Esperança, a nostalgia pesa aqui, mas não é o fio condutor do filme.

A direção de atores é fantástica, em termos interpretativos Star Wars Episodio VII- O Despertar da Força é o melhor filme da saga nesse sentindo, novamente cito Daisy Ridley com sua Rey que com toda  certeza é a grande estrela do filme, ela é puro carisma, personagem cheia de mistérios, deixando no ar muita coisa que ainda será desvendado sobre ela , quero ver mais filmes com essa atriz que certamente veio para ficar.

O Vilão , Kylo Ren, personagem do ator  Adam Driver, é um dos pontos fortes desse novo capitulo de Star Wars, achava que poderia ser uma versão 2015 de Darth Vader, mas me enganei, ele possui um papel muito difícil nessa saga. A humanização que foi dada ao seu personagem é incrível, muitas pessoas podem o chamar de uma criança mimada, mas vejo um personagem atormentado, indeciso por negar a luz que há dentro dele, suscetível a dúvida, um conflito interno muito forte, mas, ao mesmo tempo, é implacável, egoísta e ganancioso por querer ser maior que Darth Vader. Devo dizer que Kylo Ren possui o arco mais interessante desta história, sendo seu caminho em minha opinião indefinido ainda, acho que iremos nos surpreender com ele.

Ainda temos o BB8, incrivelmente fantástico, conquista a todos nós e ele tem papel importante na trama. Ver os personagens clássicos de volta é muito emocionante, e o final é daqueles tipos de finais que deixa o espectador desesperado para ver o próximo episódio. Tenho um enorme orgulho em dizer que a força foi desperta de uma maneira inigualável, que venha os próximos filmes, com certeza não é surpresa nenhuma Star Wars Episodio VII quebrar todos os recordes de bilheteria que vem quebrando, candidato forte a destronar Avatar no raking de maior bilheteria do cinema. É uma obra digna de aplausos.



Artigos, Cultura, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)