Fim da pressão? Provas do Detran não terão mais a presença dos avaliadores

´tex encomendas

detran

Poucos foram aqueles que não tiveram a péssima sensação de pernas bambas e mãos suando durante o exame prático para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas, de acordo com o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Maurício Bacelar, em entrevista à Rádio Metrópole nesta segunda-feira (28), em breve o candidato não terá mais a pressão da presença do avaliador dentro do carro durante o percurso da prova – que em Salvador é feito no pátio do Detran, na Ribeira.

Após inúmeras denúncias de erros na avaliação e até mesmo pedidos de propina para que o candidato fosse aprovado no teste, o diretor de fiscalização reconheceu os erros e anunciou mudanças no modo de avaliação. “Nós fazemos testes de primeira habilitação com mais de 15 mil pessoas por mês. Temos apurado, esse ano já demitimos alguns servidores por conduta ilegal. A população pode ajudar ligando para nossa ouvidoria, aí nós vamos apurar tudo”, disse.

Segundo Bacelar, os testes serão avaliados por computadores para evitar o erro. “Em breve, o candidato não terá mais o contato com o avaliador. O carro será equipado com câmeras e o avaliador estará fora do carro, monitorando o teste por um laptop. Emitimos 60 mil carteiras de habilitação por mês na Bahia”, explicou.  De acordo com dados do Detran, de janeiro a julho de 2015, um terço dos candidatos foram reprovados nos exames, representando 32,6% do total. Fonte: Metrópole



Bahia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)


16 responses to “Fim da pressão? Provas do Detran não terão mais a presença dos avaliadores

  1. Vamos nos preparar por acidentes , onde um computador ira parar um carro em caso de acidente ????

    Parabens Diretor , vc não sabe que esta fazendo

    1. Bem melhor pk o k tem de gente mal preparada e que passa atraves de propina , bem melhor o computador msmo apoiado

    2. O Computador não irá nos livrar de um acidente realmente, mas se a pessoa vai fazer um teste já para retirada de CNH, e acha que pode ser uma ameaça no transito se estiver só no veiculo, melhor não fazer esse teste e voltar para a auto escola e tomar mais aulas.

    3. Boa noite Adoiton.

      Seu tipo é dos ignorantes. Não lê direito e está criticando, teve uma série de pesquisas para a implantação desse sistema, não é um tipo de decisão que se toma equivocadamente.
      E outra coisa, em nenhuma parte foi referido as aulas práticas, e sim a avaliação que não é feita em local de movimento de pedestres, é no pátio do Detran, e mesmo se fosse em outros locais, sempre é feito onde tem o menor trânsito de pessoas e veículos.

      Obrigado.

  2. Rerealmente os que deviam ajudar atrapalham, no percurso de rua sempre mandam fazer as coisas erradas, aconteceu comigo, fis o que ele mandou e ele me reprovou, não disse nem uma palavra para me orientar, nem para me dizer o que era certo.

  3. No meu caso eu posso dizer que fui uma boa exceção pois estava muito nervoso e o avaliador me ajudou muito me fazendo algumas perguntas e me ajudando a relaxar no percurso. Não tenho todas as informações possíveis para provar que esse tipo de avaliação via leptop será melhor ou pior e também não ser informar se será impossível cobrar propina por para aprovar ou reprovar alguém uma vez que ainda assim terá de ser avaliado por alguém.

  4. Eu acho que o órgão responsável deveria fazer como em alguns lugares fora de nosso país esta s avaliações de novos condutores de veículos ao em vez de por o motorista dentro de um pátio para fazer o procedimento eles deveriam ir para onde vão conduzir o veículo ou seja nas ruas tiram uma distância para o mesmo e se o novo condutor estiver pró aí sim libera a su carta de motorista assim também iria acabar com está palhaçada de carteira provisoria que também acho eu que e mas um modo de corrupção para os usuários dos mesmo.

  5. Realmente é um grande avanço , agora o examinador não tem q orientada ninguém até pq ele está ali pra examinar seus conhecimento. Quero ver na hora q estiver sozinho no trânsito quem vai te orientar.

  6. Eu iniciei o teste na garagem e fui interrompido pelo instrutor porque ele tirou o cavalete pra um outro veículo passar e esse pedido de parada mim fez raspar a marcha ele disse que eu tinha 3 chance sendo que eu raspei a marcha apenas 2 iai ele me reprovou

  7. Muito bom. Afinal ser avaliado por profissional é uma coisa, agora, ser avaliado por “bandidos”que aproveitam do momento das pessoas para extorquir. Muito bem feito, afinal isso é Brasil.

  8. Muito bom isso.O processo de avaliaçao ,principalmente em Vitoria da Conquista ,e muito suspeito,sei de gente que derrubou o cone e saiu com a CNH nas maos.Como conseguiu?Sei la eu.Uma pessoa disse para mim que o processo da hora que voce compra o laudo ,ate terminar daria uma otima tese de mestrado.

Comentários fechados