Retrospectiva: Melhores eventos de Vitória da Conquista em 2015; confira a lista!

atlanta

Por Gilmar Dantas

Foto: Edna Nolasco
Foto: Edna Nolasco

Nossa agenda semanal mapeou, em 2015, mil quatrocentos e um eventos. Destes, alguns tiveram um grande destaque e importância pra comunidade conquistense. A ideia deste Top 10 não é focar nos maiores, mas principalmente naqueles eventos que conseguiram surpreender o público, mesmo com nenhum orçamento, apenas a criatividade. Por isso mesmo, justificamos a ausência dessa lista de mega eventos como Festival de Inverno Bahia, Natal da Cidade, São Pedro TôaTôa, dentre outros.

Confira:

DÉCIMO LUGAR: Feira Cultural Plural

A segunda edição da Feira Cultural Plural continuou elitista, mas conseguiu quebrar um pouco este fator disponibilizando um dia de programação gratuita.

NONO LUGAR: DANCEHALLVIBEZ

Uma das poucas programações continuadas da cidade que vem conseguindo sobreviver ao longo dos anos, sempre trazendo o Complexo Ragga e convidados diversos, explorando casas de shows diferentes.

OITAVO LUGAR: Por Isso É Que Eu Canto

Uma semana intensa de novidades do cenário da música conquistense. A décima primeira edição teve seu nível mais alto, com grandes revelações. Bruno Leone, Gabriela Maya, Chico Ramalho, Carol, Porto, Vanessa Oliveira, Dinha Andrade…nomes que certamente despontarão em 2016.
SÉTIMO LUGAR: Quem é você na cela?

O primeiro evento do coletivo Orgasmaravalha inaugurou um novo perfil de eventos em Vitória da Conquista, gerando frutos como as edições do X-Cania. Conseguiu quebrar preconceitos em festas divertidíssimas.

SEXTO LUGAR: OktoberFest

Festas open bar no Nordeste geralmente são relacionadas ao sertanejo universitário, machismo, serviço ruim e todo tipo de abuso. O OktoberFest, em sua primeira edição, conseguiu quebrar tudo isso.

QUINTO LUGAR: CAIM no Teatro Carlos Jehovah

Embora com uma produção bem menor que o show anterior no mesmo ano, a apresentação no Teatro Carlos Jehovah levou o público à loucura, com cerca de 400 pessoas se apertando em um espaço com capacidade para 150.

QUARTO LUGAR: Arena Safadão

Também foi o segundo show de Wesley Safadão no ano em Conquista, mas este foi logo após alguns cancelamentos de grandes shows na região, o que gerou uma certa tensão. Mais uma vez, Safadão provou estar acima de qualquer crise, como ele mesmo disse em suas redes sociais.

TERCEIRO LUGAR: Holi – Festival das Cores

Há tempos a cena de eletrônica de Vitória da Conquista vinha batalhando pra ter um evento que ultrapasse as barreiras da cena e atingisse um público mais abrangente, de milhares de pessoas. Finalmente o objetivo foi conseguido com uma festa que só teve elogios.

SEGUNDO LUGAR: Mostra Cinema Conquista

O evento conquistense que mais investe em ações de formação, com palestras, mesas redondas e oficinas. Em 2015 a Mostra voltou para o Centro de Cultura, ressignificando o espaço da concha acústica.

PRIMEIRO LUGAR: Festival da Juventude

Pela primeira vez, o Festival da Juventude foi realizado no Centro Glauber Rocha. O evento, além de grandes shows e ações de formação, também teve um espaço mega criativo que se transformou em um festival à parte, o Espaço Nú Glauber.



Artigos, Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)