Aberta a Porta da Misericórdia da Arquidiocese de Vitória da Conquista

´tex encomendas

dsc09807 e-mail

A Arquidiocese de Vitória da Conquista (Bahia) celebrou o rito de abertura da Porta Santa da Misericórdia na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, neste domingo, 27 de dezembro, festa da Sagrada Família. A celebração, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Luís Pepeu, teve início na praça em frente aos correios e prosseguiu com a procissão até à igreja Catedral. A cerimônia contou com a participação do bispo auxiliar de Salvador, Dom Estevam Santos, do pároco da Catedral e vigário geral Mons.

Uilton Pereira, do clero em geral, religiosos e religiosas, seminaristas, vocacionados e fiéis das comunidades paroquiais dos quatro Vicariatos da Arquidiocese com seus vigários regionais. A catedral ficou superlotada, e todos passaram pela Porta da Misericórdia. Ao chegar diante da porta central da catedral, o arcebispo Dom Luís Pepeu, antes de abrir a Porta da Misericórdia proclamou as palavras: “Abri as portas da justiça, nela entraremos para dar graças ao Senhor”, e enquanto abria a Porta continuou: “Esta é a porta do Senhor: por ela entramos para alcançar misericórdia e perdão”. Após atravessarem a Porta os últimos fiéis, teve continuidade a celebração da Santa Missa. “Sede misericordiosos como o Pai”. Este é o lema do Ano da Misericórdia que teve início no dia 8 de dezembro deste ano, na Solenidade da Imaculada Conceição, e se concluirá em novembro de 2016. O Ano extraordinário foi convocado pelo Papa Francisco durante uma celebração da penitência, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. “Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que começa com uma conversão espiritual, e devemos fazer este caminho. Por isso decidi proclamar um Jubileu Extraordinário que tenha no seu centro a misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia”, disse o Papa Francisco.

dsc09788 e-mail

Na homilia de hoje, o arcebispo Dom Pepeu recordou que a iniciativa do Papa Francisco convida ainda os fiéis do mundo inteiro a celebrarem o Sacramento da Reconciliação. De acordo com o comunicado da Santa Sé, a abertura deste Jubileu Extraordinário da Misericórdia acontece no 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II e adquire um significado particular, impelindo a Igreja a continuar a obra começada pelo Vaticano II.



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)