Festas de fim de ano não é desculpa para sair da dieta

fainor

Por *Lívia Cunha, nutricionista

12366413_1528511187459090_8819927848307767538_n

As festas de final de ano são sempre um convite ao exagero alimentar, deixando a dieta de lado. Mas é preciso ter muito cuidado com isso, para que não ocorram desequilíbrios nutricionais e todo aquele trabalho de seguir uma alimentação saudável acabar indo por água abaixo.

Pensando nisso, selecionei algumas dicas importantes:– Use porções menores de alimentos, mastigue-os devagar, pois desta forma você conseguirá se saciar de forma mais rápida e evita consumir mais alimentos que, consequentemente, podem ocasionar o aumento do peso.

– O consumo de alimentos ricos em fibras solúveis é uma das melhores escolhas, pois estas fazem com que o bolo alimentar permaneça mais tempo no estômago e, consequentemente, auxilia na saciedade. Afinal, é difícil resistir a uma bela mesa recheada de alimentos, com guloseimas de finais de ano. Portanto, pegue um prato e selecione os alimentos que irá consumir de forma moderada, em menores quantidades. Desta forma, você estará evitando “aquele sentimento de culpa, mal-estar”.

– Dê preferência a alguns tipos de alimentos: amêndoas, avelãs, damasco, ameixa, salada de folhas e legumes. Fique atento às oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes). Quando são consumidas em grande quantidade, elas pode ocasionar efeitos indesejáveis no corpo, já que possuem alto índico de calorias.

– Quanto mais colorido o prato, maior é a variedade de nutrientes. Importante consumir mais folhosos, verduras cruas ou cozidas a vapor.

– Dê preferência a alimentos menos calóricos. Cuidado com os tipos de temperos e evite o excesso de sal. Melhor opção de temperos é o caseiro ou os de ervas finas que irá conferir melhor sabor e é bem mais saudável. Evite, ao máximo, o uso de temperos comprados prontos.

– No dia a dia é de fundamental importância a ingestão de água, então não se esqueça da hidratação: beber, em média, 2,5 litros de água ao dia. Fracionar a dieta é essencial, desde o desjejum até a ceia, pois fará com que você coma menos e mais vezes ao dia, obtendo maior saciedade.

– Algo que acontece muito nas festas de finais de ano é os parentes delegarem um determinado tipo de prato para cada membro da família fazer e levar para a festa. Se você ficou responsável por algo, no momento em que estiver preparando o alimento evite “beliscar” durante o preparo do mesmo.

– No preparo dos alimentos prefira usar os produtos de baixo teor de calorias, receitas mais “leves” — use leite, iogurte light, dentre outros alimentos desnatados.

– Ainda tem a parte da sobremesa. Humm… para quem gosta de doce é a hora mais difícil, por isso escolha o doce da sua preferência e consuma uma única porção, sem repetir. O importante é comer devagar e apreciando a sobremesa, e não deixe de comer frutas em maior quantidade.

– Atenção! Os exercícios físicos devem continuar. Nos demais dias consuma alimentos saudáveis e jamais se esquecer da dieta. O segredo é comer bem sem comer demais.

– Não deixe que o tempo passe e tenha metas, como fazer acompanhamento nutricional durante o ano, alimentando-se de forma saudável e praticando exercício físico. Seu corpo agradece. Feliz Natal e Próspero ano novo!


*Lívia Cunha é nutricionista (CRN5-7628) em Vitória da Conquista. Atende na Clínica ICAM (Instituto Cunha de Assistência Médica). Contato: (077) 3422 – 5043. Endereço: Rua Góes Calmon, 144, Centro.



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)