“Viver em dieta é viver melhor?”

prates bonfim

Por Lívia Cunha – Nutricionista

35b27859-e5e1-480c-822a-0e5c4a4957a9

Existem momentos em nossas vidas que é normal que a gente tenha essa dúvida, como: faz sentido viver em dieta? “não consigo fazer dieta”; “vale a pena fazer dieta”; “o nutricionista vai tirar tudo que eu gosto de comer”.

Dieta ou plano alimentar individualizado é escolher viver com hábitos de vida saudáveis, é viver com saúde. O nutricionista deve e tem que levar em consideração muitos fatores preponderantes ao prescrever a dieta de seu paciente: Cultura, hábitos e estilo de vida, condições socioeconômicas e, dieta não é para “passar fome”!

Então, vamos pensar juntos e chegar a uma conclusão simples e objetiva:

  • Muitas vezes nos perguntamos: vale a pena me privar de alguns alimentos? Vale a pena me privar de comer tudo o que desejo e gosto? Vale a pena me privar de alimentos que considero deliciosos sempre que tiver vontade de comê-los?
  • Se, em algum momento de sua vida, você passou por alguma situação parecida, então, é momento de refletirmos em algumas perguntas:
  1. Vale a pena acordar cedo todos os dias para trabalhar?
  2. É importante escovar os dentes todos os dias e, sempre, após as refeições?
  3. Faz sentido tomar banho todos os dias?
  4. Faz sentido alimentar-se todos os dias?
  5. Faz sentido cozinhar, arrumar a casa, passar as roupas?
  6. O que acontece se a gente não pagar as nossas contas?
  7. Como seria a nossa vida se acordássemos a hora que quiséssemos todos os dias?
  8. Por que não podemos adiar nossas tarefas e, sim, cumprir com as mesmas sempre?
  • Acredito que ao pensarmos e refletirmos, pausadamente, em cada uma das perguntas citadas acima iremos chegar a seguinte conclusão:

Para o meu, para o seu, parao nosso próprio bem, com a finalidade de VIVERMOS MELHOR E COM QUALIDADE DE VIDA, SEM DÚVIDA, É NECESSÁRIO PRATICARMOS ESSAS ATITUDES EM PROL DE NÓS MESMOS, PARA O PRÓPRIO BENEFÍCIO DE NOSSA SAÚDE. Independente, se gostamos ou não de realizarmos todas ou algumas das atitudes acima dissertadas, sem dúvidas, nós temos a consciência que a pratica das mesmas será em benefício de nós mesmos. Desta forma, se a gente é capaz de realizar atividades cotidianas das quais, existem àquela que não gostamos, mas precisamos praticá-las, como: acordar cedo, arrumar a casa, pagar as contas, então, por que não somos capazes de seguir uma dieta ou plano alimentar?

  • Vamos pensar um pouco mais: O que seria mais importante: “Fazer o que gosta ou gostar do que faz”: Sem dúvidas, no mundo ao qual vivemos existem pessoas que têm a “ilusão” de fazer apenas o que gostam. No entanto, em detrimento dessa “ilusão” é que esses indivíduos acabam, geralmente, deixando para depois as coisas que realmente devem fazer e, assim, não alcançam o sucesso.

É necessário, é de fundamental importância que a gente esteja sempre nos perguntando: estou fazendo o que devo fazer ou estou fazendo isto porque gosto de fazer? Não é errado realizarmos atividades que gostamos, mas é NECESSÁRIO termos a consciência em relação ao que devemos fazer e o que temos que fazerindependentemente de gostar ou não gostar. Momentos como esses, não temos que parar para pensar se gosto ou não gosto e, sim, nos lançarmos mediante ao que encontramos a nossa frente, devemos fazer O QUE DEVE SER FEITO SEM MURMURAÇÃO, RECLAMAÇÃO, INDAGAÇÃO, SIMPLESMENTE, FAÇA!

  • Em uma palestra recente, em que tive a OPORTUNIDADE de participar, houve um momento em que um dos palestrantes disse: “O que significa a palavra SENTIDO para você”? Imagine que você esteja na estrada com sua família, viajando para passar as férias em algum lugar. Nesse mesmo momento, vocês seguem o sentido Norte do país, então, eu disse SENTIDO, ou seja, a palavra “SENTIDO” designa caminho, rota que irá levá-los, justamente, ao destino que planejaram. No entanto, isso FAZ SENTIDO!“É NECESSÁRIO SEGUIR TAL CAMINHO OU NÃO CHEGARÁ AO SEU DESTINO”.

 

  • Então, é possível chegarmos à resposta final da pergunta que foi dita no início desse texto: “Viver em dieta é viver melhor?” Optar pelo caminho saudável privando-se de excessos e falta de limites, ter uma dieta individualizada, com limites e sem a falsa liberdade que nos condiciona ao “cárcere” da compulsão, sem dúvida, SEMPRE FEZ, FAZ E FARÁ TODO SENTIDO EM SUA VIDA!

Portanto, DIETA É O CAMINHO, É A ESTRADA QUE NOS LEVA À SAÚDE, AO BEM ESTAR FÍSICO E MENTAL, A TER UMA VIDA COM QUALIDADE, A TER, SEMPREELEVADA AUTOESTIMA COM O CORPO QUE TE FAZ BEM, O CORPO IDEAL! Imagine sentir-se bem, com disposição física, sem cansaço, sem tantas dores, sem uso de tantos medicamentos, sem constrangimento de vestir uma roupa de banho e ir à praia, à piscina com os seus amigos, familiares! Então, faz sentido não ser sedentário? Faz sentido a realização de atividades físicas? Faz sentido ter acompanhamento nutricional? Faz sentido fazer dieta?

O problema está em nosso cérebro, pois este é um excelente “sabotador” de nossas vidas, pois quando omesmo está acostumadoa receber mensagens relacionadas ao que praticamos diariamente, com certeza, qualquer mudança em nosso estilo de vida, o nosso cérebro, outrora condicionado às atividades costumeiras passará a ter dificuldade em assimilar AO NOVO até que este se acostume com a MUDANÇA. Em nossa mente, diversos pensamentos começarão a surgir, como: “isso não faz sentido”, “mudar para que?”, então, MUDE, afinal, A VIDA É FEITA DE MUDANÇAS! Faça seu corpo reagir contra o COMODISMO, AFINAL, PARA O NOSSO CÉREBRO QUE ESTÁ ACOSTUMADO COM A “MESMICE” NENHUMA MUDANÇA FARÁ SENTIDO AO MESMO. Portanto, pense e mudeo seu estilo de vida para obtenção de ter uma excelente qualidade de vida enquanto é tempo e não deixe que seu cérebro seja “manipulador de suas atitudes”. Tenha uma vida com saúde, com qualidade, com prazer e sem perder o prazer em viver.

 



Artigos, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)