Conquista: Saiba como foi o FAINOR Fashion Day

mundo vet

Por Mariana Kaoos

Foto: Maiêeh Sousa
Foto: Maiêeh Sousa

Sabe quando a gente pensa no verão, fecha os olhos e começa a imaginar situações específicas, criando expectativa em cima delas? E, nessas situações, ou melhor, nessas historinhas que construímos quando sonhamos acordados, geralmente a gente se imagina no lugar mais bombação, com pessoas bonitas, sorridentes e bem vestidas. A minha historinha do momento tem como cenário as praias de Itacaré, no período do réveillon. Os personagens também já estão formados: amigos, paqueras e alguns hippies vendendo sua arte na praia. A música vai transitar por Jorge Ben Jor, Gilberto Gil e até mesmo Edson Gomes. O céu de azul turquesa resplandecente e o mar lindo como sempre é.

Foto: Maiêeh Sousa
Foto: Maiêeh Sousa

A minha historinha vem sendo construída já há algum tempo. Nela, estava tudo divino, maravilhoso, porém, faltava uma peça fundamental: os looks do verão. Sim, confesso que não estava conseguindo montar em pensamento as peças de roupa que quero e imagino vir a usar daqui para o fim do mês. Nesse calor é impossível vestir algo preto, assim como roupas com manga ou tecidos quentes. Como sou chata para me vestir, dificilmente gosto de algo estampado. Leggin no verão nem pensar. Short jeans é muito básico e o cropped é uma peça arriscada, meio que oito ou oitenta. Porque com o cropped ou você arrasa e destrói corações ou você é arrasada e destruída em breguice. Sendo assim, na minha cabeça não me restavam muitas opções. Como não vou poder andar pelada pelas ruas de Itacaré, a questão do que vestir já estava me agoniando.

Foto: Maiêeh Sousa
Foto: Maiêeh Sousa

Para a minha alegria isso mudou na noite de ontem, 04. Mudou porque eu fui conferir a segunda edição do Fainor Fashion Day, lá no Shopping Conquista Sul. Como aqui é o momento em que eu explico o que é o evento, presta bem atenção: O Fainor Fashion Day é um projeto criado pelo Curso Superior em Tecnologia de Design de Moda da Faculdade Independente do Nordeste. O objetivo é colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso e exibi-los à sociedade conquistense através de um desfile, bem como outras atividades.

Foto: Maiêeh Sousa
Foto: Maiêeh Sousa

Ontem, o pessoal do quarto e do segundo semestre do curso, apresentaram três coleções criadas e fundamentadas em disciplinas oferecidas ao longo desse ultimo semestre. Intituladas Moda Praia Em Estampas, Le Monde e Inspirações em Preto e Branco, as coleções foram ousadas e criativas. Pessoas se aglomeraram, se espremeram para conferir de perto o desfile.

Em pé, atrás de mim, havia umas quatro ou cinco meninas, acredito que ainda adolescentes. Estavam com seus celulares a postos para filmar e fotografar cada modelo que entrava na passarela. Quando gostavam de um look batiam palmas, gritavam, sorriam. Até aí normal. Mas quando adoravam um look, aí ficavam ensandecidas. Praticamente pulavam e suspiravam a cada instante. Não sei se pelo evento em si, que não deixa de ser uma novidade, se pelas roupas mostradas ou se pela construção glamurizada do universo da moda e das passarelas, mas quando o desfile acabou, essas mesmas meninas saíram de lá com expressões apaixonadas.

Também não era para menos. As coleções estavam bem bacanas e acho que agora cabe falar um pouco delas por aqui: a Moda Praia trouxe cores vibrantes e tecidos leves. Biquínis vintage. É, aqueles que são largos e pegam até uma parte da barriga. Também teve muita sandália rasteira, óculos espelhados e acessórios mil, como colares, pulseiras, brincos e anéis. Já a Le Monde, traçou um estudo sobre a América, Europa, África e Ásia e colocou isso em roupas. Arraso total! Dentro dessa coleção acredito que as peças na temática da África merecem um destaque em especial. Estavam coloridíssimas e sensuais. Até eu que não gosto de estampas, pegaria todas aquelas para mim. Por fim, fechando o desfile a Inspirações em Preto e Branco foi apresentada e deixou grande parte do público boquiaberto. As roupas estavam maravilhosas e de um refinamento sem tamanho. Os decotes, os cortes, a mistura do preto com o branco, tudo, tudo estava na medida certa.

E o saldo do evento mais uma vez foi positivo. Acredito que mais do que apresentar coleções bonitas ao público, o desfile conseguiu mexer com o imaginário das pessoas. Digo isso no sentido de você pensar a moda, pensar a maneira como se veste como algo extremamente íntimo e revelador. Se apenas uma peça de roupa já diz muito sobre quem a está vestindo, imagine uma coleção inteira?! Depois de ontem, já podemos constatar que os alunos do curso de moda da Fainor são pessoas de personalidade marcante e certeira e, muito em breve, profissionais que sabem o que estão fazendo e trarão criatividade e inovação para o mercado. Quem ganha com isso somos nós, assim como Vitória da Conquista como um todo.



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)