Duas cidades próximas a Conquista registram mortes de bebês por microcefalia

fainor

size_810_16_9_bebe-pe

A Bahia tem 112 casos suspeitos de microcefalia. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (4) pelo governo do Estado. Segundo os dados, as notificações foram registradas até a última terça-feira (1º) em 34 municípios. Até agora, 26 casos da condição neurológica foram confirmados. Desse total, seis bebês já morreram nos municípios de Salvador, Itapetinga (região de Conquista), Olindina, Tanhaçu (região de Conquista), Camaçari e Itabuna.

Salvador é a cidade com o maior número de casos notificados, com 69. Em seguida aparece Feira de Santana com quatro e Lauro de Freitas também com quatro. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), informou que os casos notificados como suspeitos estão sendo investigados e classificados, seguindo a orientação da Secretaria de Vigilância em Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Até o dia 28 de novembro, o último boletim do Ministério da Saúde considerava apenas 37 casos suspeitos em todo o estado, deixando a Bahia na 6ª posição no país. Dessas notificações, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou que 13 casos eram microcefalia. O dado era o mesmo fornecido desde o dia 12 de novembro, quando foi divulgado o primeiro boletim sobre a doença.

Mudança
Segundo o governo, o número foi atualizado seguindo o padrão estabelecido até esta quinta-feira (3) pelo Ministério da Saúde, no qual considerava bebês com microcefalia aqueles que tivessem perímetro cefálico igual ou inferior a 33 centímetros. No entanto, no mesmo dia o Ministério da Saúde adotou outro critério, também usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em que é considerado o perímetro encefálico igual ou menor que 32 centímetros.

Nesse novo critério, a Bahia possui 87 casos notificados. A Sesab também ressalta que há 42 notificações em que o perímetro cefálico não foi informado.



Bahia, Saúde, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)