BANCO DO POVO – 15 anos promovendo inclusão social

iben conquista

Por Hermes Bomfim Filho – Diretor Executivo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os 15 anos de atividades do Banco do Povo em Vitória da Conquista, comemorados neste mês de abril, no salão de festas da Associação Atlética Banco do Brasil, têm um significado especial para o empreendedorismo da região sudoeste da Bahia. Não somente porque garante o microcrédito produtivo e orientado a pequenos empreendedores, mas,especificamente, por se consolidar como um viés de alcance social eescrever uma história de sucesso regada à luta, suor e esperança.

No começo muitas dúvidas, temores, equívocos foram ficando pelo caminho, jamais uma desistência. E para comemorar esse momento tão marcante de sua existência, o Banco do Povo,no último dia 10, festejou seu aniversário com um momento de ação de graças; prestou homenagens aos ex-presidentes, às associações ABCRED e ABOMCRED, aos parceiros, aos clientes, representadospelo Sr. Nelson Viana da Silva,e ao prefeito Guilherme Menezes pela brilhante iniciativa de criar e apoiar a Instituição durante todos esses anos.

São 15 anos de comprometimento com o trabalho em prol da melhoria da qualidade de vida dos mais pobres.Vimos que através do microcrédito produtivo orientado é possível realizar algo de concreto para reduzir as desigualdades sociais. Levar adianteumprojeto dessa magnitudeseria impossível se não contássemos com a participação de pessoas empenhadas com a sua filosofia. A vitória alcançada nesses 15 anos tem que ser compartilhada com todos aqueles que no dia a dia executaram e continuam executando as tarefas da nossa Instituição com seriedade, zelo, dedicação e acima de tudo profissionalismo.

O Banco do Povo foi idealizado como resposta concreta para atender às necessidades dos mais pobres que, por não dispor de renda comprovada, muitas vezes não tem acesso ao crédito junto às demais instituições financeiras.

É um momento marcante porque não é apenas um aniversário, mas verdadeiramente uma década e meia de existência. Cabe a nós, integrantes do quadro de colaboradores, continuarmos escrevendo essahistória e pedir ao Deus da vida que nos dê forças para defender os ideais que fizeram nascer essa Instituição.Isto é, continuar trabalhando para que mais pessoas – homens e mulheres – tenham acesso ao crédito de forma rápida, digna e solidária.

Na oportunidade, vale registrar que ao longo desses anoslevamos recursos a mais de 8.000 pessoas e beneficiamos indiretamente mais de 32 mil, contribuindo,assim,para com o desenvolvimento da economia do nosso município, da região e do Brasil. Foram mais de 55 milhões emprestados a pequenos empreendedores, cujo valor médio girou em torno de R$ 1.700,00. E o mais significativo disso tudo é a sua finalidade de gerar emprego, renda e inclusão social.

Temos consciência que a cada dia a nossa responsabilidade aumenta no sentido de fortalecer ainda mais o microcrédito produtivo em Vitória da Conquista e em toda região.Acredito que o nosso trabalho é uma semente que germina para colaborarcom a construção deum novo país, com melhor distribuição de renda e gerador de oportunidades, tornando-o menos desigual.Mesmo porque quem tem a inspiração calcada no tecidoda fé se agiganta diante das dificuldades e dos desafios.

Que Deus continue a abençoar o nosso trabalho!



Artigos, Economia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)