Conquista: Polícia Federal deflagra a ‘Operação Malloy’ para combater fraudes previdenciárias

parque logistico

polícia-federal

A Delegacia de Polícia Federal de Vitória da Conquista, juntamente com o Ministério da Previdência Social, deflagrou na data de hoje (terça-feira)) a OPERAÇÃO MALLOY, a qual desarticulou grupo criminoso que se utilizava de SINDICATOS RURAIS para fraudar benefícios previdenciários, em especial aposentadoria rural.

Foram cumpridos 01  mandado de prisão, 11  de busca e apreensão, 04  de condução coercitiva, dentre outras medidas, nas cidades de Vitória da Conquista, Anagé, Ituaçu e Barra da Estiva, tendo como foco principal os Sindicatos dos Pequenos Produtores Rurais das respectivas cidades e seus representantes, além de servidor(es) do INSS.

O modus operandi consistia na emissão fraudulenta de Declaração de Atividade Rural (de responsabilidade dos sindicatos), montagem de documentação falsa, além de orientação aos requerentes e testemunhas de como estes deveriam se portar ao requererem os benefícios indevidos.

Os envolvidos irão responder por diversos crimes, dentre eles falsidade ideológica, estelionato, falsificação de documentos públicos e privados, além de associação criminosa (arts. 288, 297, 298, 299 e 171, todos do Código Penal), com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 19 anos de reclusão.

Foram empregados na Operação o efetivo de 46 (quarenta e seis) Policiais Federais e 08 (oito) servidores do Ministério da Previdência. Registra-se ainda a participação da Gerência Executiva do INSS em Vitória da Conquista, auxiliando nas investigações.

O nome da Operação (“MALLOY”) é uma alusão a um personagem de um filme da década de 50, que retratava um dirigente de sindicato envolvido em práticas ilícitas, que se utilizava da pessoa jurídica do sindicato para angariar vantagens pessoais indevidas, fazendo do sindicato um verdadeiro “balcão de negócios” escusos.



Polícia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)