Crônica dedicada ao E.C.P.P. Vitória da Conquista. Onde estará teu coração, Conquista?

´tex encomendas

Por Mozart Tanajura Júnior

Mestrando em Letras e torcedor do Vitória da Conquista

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

 Tarde de domingo! Um brilho intenso na cidade dos poetas. O Cristo do alto da Serra do Periperi envia suas bênçãos copiosas ao coração de nossa terra. Onde estará teu coração neste domingo, Conquista? Fui percorrendo lugares e perfazendo itinerários em busca do local exato onde se encontraria o coração de nossa terra. Por um instante contemplei-o a distância. Sim, lá estava ele, também caminheiro, percorrendo toda a cidade. O coração de nossa terra não fica parado, está onde o povo está. Num impulso pueril, corri atrás dele e quase consegui alcançá-lo, não fosse a movimentação intensa de veículos e transeuntes que passavam agitados num corre-corre frenético pelas vias da linda “Capital do Sudoeste”. Fui então por outro caminho e eis que me deparei com o coração de nossa gente. Sentei-me ao seu lado e, numa conversa até inusitada, perguntei o que o havia tocado ultimamente. Assim, balbuciou-me aos ouvidos: a alegria do povo de nossa terra!

Num ímpeto de curiosidade, perguntei-lhe novamente algo: O que há de belo em nossa cidade, além das belezas naturais que o poeta Bruno Bacelar tão bem descreveu? Ele, num leve tom de entusiasmo, levantou-se e convidou-me a percorrer o caminho de seu destino nesta tarde de domingo. Andamos juntos e surpreendentemente chegamos ao local onde o povo estava: Estádio Lomanto Júnior. Como estava belo aquele estádio. A natureza exuberante transfigurava-se toda de verde aos nossos olhos. O Lomanto Júnior mesclado de verde de seus belos eucaliptos e do verde que vinha das arquibancadas; verdes e mais verdes, era intenso o cenário! Não me contive, emocionei-me e, do alto, percebi quão vibrante estava o coração de nossa cidade que, disfarçadamente, deslocou-se das arquibancadas para o campo de jogo. Sim, o coração de nossa cidade parecia que estava todo dentro de campo. Bola dividida! Lance de gol!

 

Um apito para a cobrança de falta e… Gol! Gol Verde! Gol do Bode! Vitória da Conquista 1 x 0 em cima do Esquadrão de Aço, o Bahia! Fausto, belo gol de cabeça. Direcionei o meu olhar para o grande personagem deste domingo, lá estava ele vestido de verde, saltitante, comemorando e fortalecido pelos gritos da entusiasmada torcida criptonita.

O filósofo poetatinha razão ou tinha coração?… Segue o pensamento: “O Coração tem razões que a própria razão desconhece”. Então porque não pensar em aumentar a vitória sobre o Bahia, para irmos tranquilos a Salvador? Seria o coração a tomar conta do time? Ou a razão, a colocar o ferrolho em todo o esquema tático e contentarmos com esse 1 a 0? Que sorte a nossa! Temos um grande técnico que não hesitou em continuar com o time no ataque e dar emoção ao coração de nossa cidade. Bola que sobra na área e eis que Diego Aragão amplia para a vibração da torcida conquistense que, empolgada, pula, canta e solta o grito de gol: 2 x 0! A essa altura, “bola pro mato que o jogo é de campeonato”? Qual nada! Pulsante o coração de nossa cidade empurrou o time de heróis do Conquista pra cima do Bahia: André Oliveira, corte desconcertante nos zagueiros adversários e Goool!!!! Num chute dentro da área vencendo o goleiro tricolor e dando números finais ao jogo: 3 x 0! A torcida cantava mais alto ainda, e como torcedor é fogo, já dizia meu avô, foi inevitável o grito de olé a cada toque de bola dos nossos jogadores alviverdes.

Quando no apito final, o árbitro encerrou a partida, o milagre da confraternização e comunhão – em tempos de discórdias e individualismos – tomou conta do Estádio Lomanto Júnior: todos se irmanavam num único abraço estendido aos jogadores do Bode. Olhei e tentei encontrar o coração de nossa cidade. Estava festejando os 3 a 0. Saiu freneticamente com aquela multidão de torcedores pelas ruas de nossa Conquista. Que tarde memorável de 26 de abril de 2015! Data para se tornar um marco de nosso calendário futebolístico. O time já fez história e tenho convicção de que continuará a escrever ainda mais sua marca nos anais do futebol estadual e nacional. Parabéns aos jogadores, à comissão técnica, Ederlane e toda a diretoria do Vitória da Conquista. Domingo que vem, o coração de nossa cidade reunirá novamente o povo de Conquista numa só corrente com um grito uníssono: Conquista, terra de campeões!



Artigos, Esporte, Vitória da Conquista

Comentário(s)