Conquista: Prefeitura inaugura Caps AD III com funcionamento 24 horas

atlanta

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Desde 2013, Vitória da Conquista integra o programa “Crack, é possível vencer”, que foi criado pelo Governo Federal com a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack e seus familiares. No município, o programa atua em três eixos (cuidado, prevenção e autoridade) e reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos.

No intuito de aumentar ainda mais o atendimento nesse setor, a Prefeitura de Vitória da Conquista inaugurou na tarde de hoje (quinta-feira) o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), que irá funcionar 24 horas, além da Unidade de Acolhimento Adulto. Toda a estrutura foi montada em uma residência localizada na Avenida Espanha, no Bairro Candeias.

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Participaram do evento o prefeito Guilherme Menezes, o vice, Joás Meira, além de autoridades da Justiça, secretários municipais, vereadores, pessoas atendidas pelo programa e imprensa.

Sobre os equipamentos – O Caps AD III, além de oferecer atendimento à população usuária de álcool, crack e outras drogas, vai realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social por meio do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Além disso, atenderá os usuários em seus momentos de crises, oferecendo acolhimento noturno, com uma estrutura de 12 leitos e suporte de equipe de saúde 24h, incluindo feriados.

Foto: Secom - PMVC
Foto: Secom – PMVC

Para os pacientes que necessitam de acolhimento prolongado, o Caps contará com o suporte de uma Unidade de Acolhimentocomposta por 15 leitos, onde cada paciente deverá ficar por no máximo seis meses.

As duas novas estruturas estão preparadas para receberem homens e mulheres adultos e, eventualmente, adolescentes dentro das normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)