Política na região Sudoeste: Mozart Tanajura admite conversas com o PSB

atlanta

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Mozart Tanajura Júnior, após deixar o ministério ordenado, tem se dedicado à educação, continuando, portanto, sua vida pública. Nesta terça-feira, tivemos a oportunidade de entrevistá-lo sobre diversos assuntos, especialmente sobre política,literatura, filosofia e futebol. Mozart chegou a integrar os quadros da secretaria municipal de educação de Vitória da Conquista, deixando o cargo recentemente em busca de novos projetos.

Aos leitores do blog, publicamos alguns trechos da entrevista:

Professor Mozart, muito se fala numa renovação na política, você acredita nessa renovação?

Claro, Rodrigo. A política precisa de um revigoramento para não perder a sua essencialidade que é justamente a construção de uma sociedade mais justa e digna. O sistema político partidário está em crise. Muitos partidos perderam a sua identidade e ideologia. Isso tem provocado uma descrença no atual modelo político de nosso país. Mas a renovação é necessária.

Atualmente você se encontra sem partido, é verdade que há uma possibilidade de se filiar no PSB?

Atualmente não estou filiado a nenhum partido político. Sinceramente, ainda não sei em qual partido estarei me filiando, embora tenha uma simpatia pelo partido citado.

Seu domicílio eleitoral está em Planalto. Qual a sua visão sobre a política em Planalto?

Bem, em Planalto percebo que as pessoas têm desenvolvido bem o seu senso crítico e o pensamento político tem avançado em boas reflexões. Estamos criando um grupo de estudos denominado Politizando Ética e Cultura para ajudar as pessoas, sobretudo os mais jovens, a refletir sobre temas relacionados à filosofia política, à ética e assuntos culturais. É difícil formarmos os cidadãos no aspecto político em nosso País. A política partidária muitas vezes é vista como uma disputa entre grupos e não como busca de construção de soluções conjuntas para resolução de problemas da comunidade.

Mesmo residindo em Planalto, você tem forte ligação com a vida pública de Vitória da Conquista. Como você avalia o momento político de Conquista?

Conquista sempre é uma referência para todos os municípios circunvizinhos em várias dimensões inclusive na política. Em Conquista, temos bons nomes na política. Daí que percebemos que haverá certamente uma discussão de alto nívelem 2016. A grande consciência reflexiva que o povo de Conquista possui fez com que os políticos também buscassem oferecer propostas e projetos de acordo com os princípios norteadores da boa política.

Além de ser graduado em Letras e Teologia, você possui graduação em Filosofia. Qual a sua visão filosófica de mundo?

Acredito que estamos inseridos no mundo para cumprirmos um projeto existencial, de acordo com a vontade divina. Nosso modo de ser e estar no mundo deve estar de acordo com o princípio da alteridade, ou seja, precisamos considerar o outro, o nosso próximo, como possibilidade que temos de nos tornar mais humanos. Quando cuidamos do outro, nos tornamos mais humanos, mais próximos de Deus, e, consequentemente, cumprimos o nosso projeto existencial de contribuirmos natransformação deste mundo, tendo em vista às realidades eternas.

E no futebol, qual a sua preferência?

Sou torcedor primeiramente do Vitória da Conquista, desde quando foi fundado. Aliás parabenizo a diretoria do time pela excelente e já histórica campanha no Campeonato Baiano. Depois, por influência dos belos gols de Washington e Assis, sou torcedor do Fluminense do Rio de Janeiro. Mas o time da cidade é amor maior! O Fluminense, que me perdoe,vem depois.

Já que fez poesia para o time local, qual escritor lhe chama a atenção na literatura nacional?

Gosto demais de Carlos Drummond de Andrade. Poeta que consegue expressar com singularidade justamente o modo de ser e estar no mundo do homem contemporâneo. É um poeta sempre atual.



Entrevistas, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)