Sétima Arte em Destaque: Cinderela

iben conquista

Por Gabriel José – Estudante de Cinema da Uesb

cin

Se me perguntarem, qual foi o motivo que me fez me tornar um cinéfilo, apaixonado pela sétima arte, eu tenho a resposta na ponta da língua: Walt Disney , cresci vendo os grandes clássicos da Disney , ele que me injetaram para o mundo cinema , e com certeza foi a maior influencia que me fez estudar cinema. Bem e aqui estou, sei que tenho ainda um grande caminho a percorrer nessa jornada que terei o prazer imenso em enfrenta-la porque eu amo o cinema em todas suas formas.  E para uma pessoa que cresceu vendo os filmes da Disney, ver esses grandes clássicos sendo levadas as telas de cinema em uma nova releitura é uma emoção muito grande, que me faz ser bastantecriterioso a analisar essas novas obras.  Porque além do critico, existe um grande apaixonado pela Disney.

Em1996, Glen Close encarnou divinamente Cruela De Vil a maravilhosade 101 Dálmatas, que até gerou uma continuação. Em2010,  Tim Burton fez sua fantástica releitura de Alice no País das Maravilhas, em 2014 o tão aguardado Malévola,  que conta a história de A Bela Adormecida pelos olhos de sua vilã interpretada por Angelina Jolie,  me decepcionou em alguns aspectos, e agora, em 2015 eis que surge a nova releitura de Cinderela  , que é o nosso X da questão .

A Clássica versão de 1950 de Cinderela feita por Walt Disney , foi transportada agora em liveaction, o quero dizer que as mudanças dessa nova versão não sofreu tão drasticamente no quesito , houve algumas mudanças sim, mas nada que mude o contexto da história, como ocorreu em Malévola, não gostei do que eles fizeram com a personagem , no quesito de mudar sua personalidade, mas gostei de alguns conceitos. No caso de Cinderela a história não perdeu sua essência em características de narrativa.

Cinderelaé interpretada por Lily James, ela convence muito bem no papel de uma mulher que é pura bondade, dentro de uma realidade coberta de injustiças e perversidade. A direção , fica por conta do Kenneth Branagh, é um diretor shakespeariano , ele lida muito bem com esse universo em que a historia de Cinderela se encaixa . Kenneth como eu disse anteriormente, faz pequenas mudanças na narrativa, uma delas, por exemplo, é a de que Cinderela conhece o príncipe antes do baile , o que faz quebrar aquele velho clichê Disney de amor a primeira vista , é mais aceitável ver o amor entre os dois nascendo do que mostrado de forma repentina. O príncipe interpretado por Richard Maden da serie Game of Trones, eleestá muito bem em cena . Helena BonhamCarter , é a fada madrinha, ela também é a narradora, ela foi que mais se diferenciou da versão animada de 1950 e de forma positiva.

Cate Blanchet, como sempre se supera é a melhor coisa do filme, ela faz uma madrasta , fria, cruel, calculista, venenosa, aquele tipo de vilã que você ama ver em cena, Cate Blanchet é uma das melhores atrizes do cinema contemporâneo, ela sempre consegue se sobressair é uma camaleoa.

Cinderela é um filme maravilhoso, que tem uma historia que já foi contada varias mas que se torna encantadora, acompanhada de uma maravilhosa fotografia, direção de arte primorosa, e figurino impecável.   Vale muito a pena ver.

Ps: Cheguem cedo ao cinema para ver o Curta Frozen , Febre Congelante, é maravilhoso.

 



Artigos, Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)