Bahia: Ex-deputado Luiz Argôlo é preso pela Polícia Federal

iben conquista

luiz_argolo

O ex-deputado federal Luiz Argôlo e a secretária dele, Élia Santos da Hora, foram presos na manhã desta sexta-feira (10), em Salvador. A Polícia Federal (PF) cumpre a 11ª fase da operação da Lava Jato em seis estados brasileiros e no Distrito Federal nesta sexta. Segundo informações da PF, Élia Santos da Hora foi presa em casa, no bairro da Barra, e chegou por volta das 8h para a sede da Polícia Federal na capital baiana.

De acordo com a PF, o ex-deputado Luiz Argôlo também foi preso em casa, no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador.

Ainda de acordo com a polícia, buscas foram feitas na casa e no escritório do ex-deputado.

“A Polícia Federal recebeu os colegas do Paraná basicamente para cumprir três mandados de busca e dois de prisão emitidos pela Justiça Federal daquele estado. Foram cumpridos hoje pela manhã sem nenhum incidente. Ambos serão encaminhados para a superintendência do Paraná ainda hoje”, afirma Tiago Sena, delegado da PF

Inicialmente a Polícia Federal havia informado que o ex-deputado não iria para a sede da PF em Salvador e seguiria direto para o aeroporto da capital baiana. Porém, por volta das 10h19, o delegado Tiago Sena afirmou que Luiz Argôlo deve ir até a sede da Polícia Federal antes de embarcar para Curitiba.

Operação

De acordo com os policiais, serão cumpridos sete mandados de prisão, 16 de busca e apreensão e nove de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento. Os seis estados envolvidos nesta fase são Paraná, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A ação foi batizada de “A Origem”.

 

Ao G1, a PF confirmou que um dos presos é o ex-deputado André Vargas (PT-PR). Ele foi detido em um condomínio residencial de alto padrão em Londrina, no norte do Paraná.

Veja a lista de presos:

– André Vargas (PT-PR), ex-deputado, foi preso em Londrina;

– Leon Vargas, irmão de André Vargas, preso em Londrina;

– Luiz Argôlo (SDD-BA), ex-deputado, preso em Salvador;

– Élia Santos da Hora, secretária de Argôlo, presa em Salvador;

– Pedro Corrêa (PP-PE), ex-deputado que já cumpre prisão pelo mensalão do PT no Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), em Canhotinho (PE), em regime semiaberto;

– Ivan Mernon da Silva Torres foi preso em Niterói;

– Ricardo Hoffmann, diretor de uma agência de publicidade em Curitiba, foi preso em Brasília.

 

Todos os presos serão levados para a superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

 

O processo da Lava Jato relacionado ao ex-deputado André Vargas estava em Brasília, no Supremo Tribunal Federal (STF), porém, retornou para a primeira instância, em Curitiba, depois que Vargas teve o mandato cassado, em dezembro de 2014, por quebra de decoro parlamentar. Desta forma, ele perdeu também o chamado foro privilegiado.

Vargas é investigado por ter usado um avião alugado pelo doleiro Alberto Youssef. Segundo a Polícia Federal, o doleiro chefiou um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou R$ 10 bilhões. Vargas também é suspeito de ter cometido tráfico de influência ao intermediar um contrato entre o laboratório Labogen e o Ministério da Saúde, a pedido de Youssef.



Bahia, Polícia, Política

Comentário(s)