Territórios: Anagé deverá perder ‘queda de braço’ para Conquista, prevê a SEI

atlanta

DSC_0107

Acontece na manhã desta quinta-feira (09), no auditório da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), em Vitória da Conquista, uma reunião proposta pela Comissão  Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia. O evento conta com a presença de representantes da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de deputados estaduais, prefeitos da região e vereadores.

Um dos principais pontos de discussão é a disputa territorial entre Conquista e Anagé. Povoados que são atendidos pela capital do Sudoeste baiano podem pertencer a Anagé, mesmo atualmente a cidade do Rio Gavião estar recebendo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) reference a essas localidades.

Caso a ação movida pela prefeitura de Anagé for aceita, Conquista poderá perder cerca de 6 mil habitantes, tendo como principal região atingida o distrito de José Gonçalves.

Se depender da SEI os territórios vão continuar pertencendo a Vitória da Conquista. “Na verdade essa reunião tem como principal objetivo a conciliação. Temos percebido que todos os serviços das localidades são atendidos por Conquista, como a questão da saúde e educação. Fizemos um verdadeiro levantamento histórico para que pudéssemos deixar bem claro isso”, disse Cláudio Pelosi, Diretor de Informações Geoambientais da SEI.



Economia, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)