Acordo territorial entre Conquista, Jânio Quadros e Anagé é debatido na FAINOR

´tex encomendas

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

A Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) se reuniu na manhã de hoje (quinta-feira) no auditório da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), em Vitória da Conquista. O encontro teve o objetivo de A intenção do discutir os problemas envolvendo as disputas territoriais entre os municípios  de Anagé, Jânio Quadros e Vitória da Conquista.  Participaram do encontro os prefeitos de Caatiba, Maetinga, Presidente Jânio Quadros e Itambé, respectivamente Júnior Mendes, Edcarlos Oliveira, Alex da Silva e Ivan Fernandes, além do presidente da Comissão de Divisão Territorial , deputado Zó (PCdoB), e o vice, deputado Luciano Ribeiro (DEM), os parlamentares Herzem Gusmão (PMDB) e Marquinhos Viana (PV), vereadores da região e representantes da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No evento, as lideranças lamentaram a ausência dos prefeitos de Conquista, Guilherme Menezes (PT) e Anagé, Andréia Oliveira.

A Ação de Inconstitucionalidade (ADIN) movida pelas Prefeituras de Anagé e de Jânio Quadros tenta revogar a Lei Estadual 12.564/2012, que atualizou os limites dos municípios que integram o Território de Identidade de Vitória da Conquista. Com isso, Conquista pode perder cerca de 6 mil habitantes da zona rural, em mais de 20 localidades. Caso a ADI seja acatada pela Justiça, o Distrito de José Gonçalves será o mais atingido.

O prefeito de Jânio Quadros revelou, durante o seu discurso, que retirou a ação. Já a prefeita de Anagé nem representante enviou ao evento no intuito de chegar a um acordo. Procuradores e secretários municipais da Prefeitura de Conquista compareceram ao encontro e deixaram bem claro que toda a população envolvida na ação de Anagé tem sido atendida pela capital do Sudoeste baiano.



Economia, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)