Barra do Choça clama por água de qualidade

´tex encomendas

Por Edilma Oliveira – Leitora do Blog do Rodrigo Ferraz

11146085_743065569142567_1309466249_n

Hoje, decididamente, saí dos bastidores para externar o meu sinal de protesto e indignação frente à inoperância da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA, no que diz respeito à melhoria da qualidade da água fornecida aos nossos munícipes.

É sabido, que Barra do Choça é privilegiada por sua riqueza hídrica, água que abastece vários municípios circunvizinhos, a exemplo da Capital do Sudoeste Baiano – Vitória da Conquista. Entretanto, lamentamos reconhecer que, aqui se faz jus ao velho ditado: “Em casa de ferreiro o espeto é de pau”, isto porque, em meio a tantos MANANCIAIS, sequer temos direito a ÁGUA POTÁVEL, própria para o consumo.

Constantemente, a população de Barra do Choça, vem se manifestando nas redes sociais, e nos diversos meios de comunicação, insatisfeita com a péssima qualidade da água que nos é fornecida, uma prática que se tornou rotineira por parte da referida empresa.

A água que tem chegado as nossas torneiras, exibida em várias fotos pelos internautas, via redes sociais, whatsapp, dentre outros, revelam na verdade, não apenas a nossa revolta e indignação, mas, sobretudo, o descaso, o desrespeito e porque não dizer, a irresponsabilidade com que estamos sendo tratados.


Se é que podemos chamar o que chega as nossas torneiras, de água, quando na verdade, o que recebemos é uma espécie de líquido escuro, com aspecto de lama fétida e salobre.

Por diversas vezes, tivemos roupas totalmente estragadas pela sujeira da água, manchas que não tem alvejante que retira, sem falar da queda de cabelos, das coceiras no corpo, das doenças de pele, e lógico daquelas doenças causadas pela ingestão, visto que a água se apresenta imprópria para o consumo.

Já não podemos mais tolerar o tamanho descaso com que a EMBASA tem reagido frente às nossas reivindicações. É lugar cômodo para a mesma, alegar que não tem conhecimento do fato, haja vista que a população não se dirige até o seu escritório para o registro da ocorrência. Quando então seria encaminhado um técnico para colher amostra e posterior análise. Ou mesmo que já foram tomadas as devidas providencias, no intuito de corrigir as falhas, o que não ocorre efetivamente.

Alegações infundadas. O fato é público e notório. Autoridades municipais, Secretaria de Saúde, representantes da sociedade civil, moradores, ministério público, já se reuniram inúmeras vezes, inclusive com representantes da EMBASA, na tentativa de resolver a problemática.
Contudo a postura da EMBASA é sempre a mesma, inoperante.

Permanece no campo das promessas e nada de concreto foi feito até então, são desculpas, justificativas infundadas, repetitivas, que já não convencem a população.

Sabemos que cabe à Secretaria Municipal de Saúde, em sua área de competência, inspecionar o controle da qualidade da água e ainda garantir informações à população sobre a qualidade desta para consumo humano. Porém, é falha nesse sentido.
Igualmente sabemos que, cabe ao sistema de abastecimento, no caso, a EMBASA, garantir o padrão de potabilidade, bem como zelar pelas nascentes dos rios, que se encontram em total abandono.
Se nos negam o direito de água potável, estamos sendo lesados, enquanto consumidores e desrespeitados enquanto cidadãos.

Não aceitamos essa condição de reféns, vimos a público dizer BASTA: Não vamos mais tolerar esses abusos. Queremos água de qualidade. Queremos respeito e dignidade. Assim, convocamos as autoridades e toda a população barrachocense, para sairmos às ruas no próximo dia 16, em sinal de protesto e exigirmos ações mais efetivas e, se preciso for, movermos uma ação judicial contra a EMBASA, a fim de garantir os nossos direitos de cidadãos e consumidores.



Artigos, Política, Sudoeste

Comentário(s)