Aumento do dólar faz almoço da Semana Santa ficar mais salgado em Conquista

tex encomendas

6667073967_eb56196771

O almoço da Semana Santa pode ficar mais caro para o consumidor neste ano. Pelo menos, é o que garante o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT. Segundo o órgão, a inflação e o dólar em alta fizeram com que acontecesse uma grande subida dos preços dos produtos, principalmente os que vêm de outros países. Um dos vilões do período é o bacalhau, ele está tendo aumento de 43% no país.

Em um supermercado de Vitória da Conquista, onde nossa equipe fez uma pesquisa de preço, ele está custando R$ 37,00, bem mais do que os R$25,00 do ano pássaro – um aumento perto de 40%. Segundo o gerente, Fábio Pereira, “infelizmente sobra para o consumidor final, pois os estabelecimentos não têm como segurar o preço depois desse aumento considerável”.

Outro item que também teve aumento – em alguns casos, até maior do que o bacalhau – foi o vinho. A bebida teve um aumento de mais de 50%, segundo o IBPT.

Com produtos tendo uma elevação de preço tão grande, o jeito é procurar alternativas. O vinho estrangeiro é substituído pelo nacional, bebida com menor alta. Já o bacalhau salgado é substituído pelo dessalgado, bem mais barato. Em alguns casos, é trocado até por outros tipos de peixe. A cabeleireira Ana Souza já começou a pensar em outros peixes para trocar o prato principal do almoço da Semana Santa. “Eu tô levando dendê (azeite), depois vou escolher um peixe, pois nesse almoço eu vou fazer é moqueca”, disse.



Bahia, Brasil, Economia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)