Festival de Inverno Bahia gera mais de 1.500 empregos diretos e indiretos


atlanta

Por Aline Luz – Jornalista

Público_Release-2011

Vitória da Conquista está entre as cidades que registram as temperaturas mais baixas no estado. Apelidada de “Suíça Baiana”, Conquista registrou de junho a julho deste ano, temperaturas médias 15°C. As noites e madrugadas levam os termômetros a registrar médias inferiores aos 10°C. As últimas vezes que o inverno da Capital do Sudoeste Baiano teve característica como as que estão previstas para este ano foi há doze anos.

O clima só reforça a expectativa para um dos principais eventos da cidade – o Festival de Inverno Bahia (FIB). A festa que sacode os ânimos de moradores e turistas também movimenta a economia regional. É o momento em que cresce a procura por reservas em hotéis e pousadas para quem escolhe curtir os dias de festa em Vitória da Conquista.  Pelo décimo ano consecutivo acontece em Vitória da Conquista o  FIB. O maior festival de música do interior do Nordeste será entre os dias 29 e 31 de agosto no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Segundo dados da organização do evento, mais de 60 mil pessoas devem curtir os três dias de festa.

Além do investimento de cerca de R$ 5 milhões, a combinação atraente de música, lazer, cultura, gastronomia e moda gera cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos. O festival explora o enorme potencial turístico do Estado em uma época inusitada, já que a grande movimentação do setor acontece durante o verão.

Um dos setores beneficiados com o evento é o de hotelaria. No mês de agosto, período de Festival de Inverno, cresce a procura por reservas em hotéis e pousadas para quem irá curtir os três dias de festa em Vitória da Conquista.  A rede hoteleira da cidade abriga de 800 a 1.100 leitos, segundo dados do Sindicato de Empregadores de Hotéis, Bares e Restaurantes de Vitória da Conquista e Brumado.

Apesar de o termômetro indicar temperaturas cada vez mais baixas, isso não é empecilho. A prova é que a maioria dos hotéis, a pouco mais de uma semana do evento, já está com mais de 90% de suas vagas reservadas.



Cultura, Economia, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)