Região Sudoeste: idoso morre carbonizado dentro de abrigo

fainor

Fotos: Jequié Repórter
Fotos: Jequié Repórter

O corpo de um idoso, interno da Fundação Leur Brito – Abrigo dos Velhos, em Jequié, distante cerca de 135 km de Vitória da Conquista, foi encontrado carbonizado, após incêndio ocorrido no quarto individual em que dormia. O fato ocorreu na manhã da última quarta-feira (14).  Juracy Protázio dos Santos,  83 anos, morava no abrigo desde 2006. O idoso convivia com uma hérnia e reclamava bastante das dores que sentia. A recomendação médica era para que ele não fosse submetido a procedimento cirúrgico, devido a sua idade avançada.

Nos períodos de crise, Juracy Protázio tinha o hábito de passar álcool com cânfora no local da dor. Ele era fumante e a suposição inicial é de que, ao acender um cigarro na madrugada, tenha provocado o fogo no colchão ou cobertor. Por volta das 3h foi percebido os gemidos e a fumaça que saia do quarto, chamando a atenção dos funcionários. Um clima de desespero ocorreu no local. Foi também levantada a hipótese de que o idoso tenha morrido asfixiado pela fumaça, antes mesmo de ter o corpo totalmente queimado. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), estiveram no local fazendo o levantamento de todas as informações  sobre o ocorrido para identificação de sua causa, que deve ser juntada ao inquérito policial. Com informações do Jequié Repórter



Polícia, Saúde, Sudoeste

Comentário(s)


One response to “Região Sudoeste: idoso morre carbonizado dentro de abrigo

  1. Considerei esta notícia um abominável horror!! Não é justo que um idoso morra numa circunstância tão cruel, só porque não há um funcionário fazendo a ronda noturna de hora em hora em todos os quartos.
    O idoso é uma pessoa mais fragilizada,com a memória comprometida, e por isto mesmo requer cuidados específicos e SUPERVISÃO DIRETA nas suas 24h.
    Quando anoitece numa Instituição para idosos e todos se recolhem muitas coisas podem acontecer. Coisas boas, coisas ruins, péssimas e outras que até pode se evitar complicar, se as pessoas responsáveis estiverem atentas.
    O Abrigo dos Velhos assemelha-se a um hospital e, por isto mesmo, deveria ter alguém em regime de plantão noturno, supervisionando e atendendo a todos que apresentem algum tipo de intercorrência.
    Como os seus administradores não se estruturam no quesito PREVENÇÃO DE ACIDANTES, deixam que idosos fumem, tenham álcool e fósforos no seu dormitório.
    É uma pena!! Se o sr. Juracy Protázio tivesse algum familiar responsável DE VERDADE por ele, com certeza teríamos um processo.
    Espero que os administradores daquela Instituição tenham aprendido a lição!!

Comentários fechados