Criação da Universidade Federal do Sudoeste avança no MEC

fainor

federal

A proposta da criação de uma universidade federal para a região Sudoeste da Bahia ganhou aliado de peso, o senador Walter Pinheiro, e deu mais um passo para a sua concretização a partir de audiência realizada ontem (5) com o ministro da Educação, Henrique Paim. Até o final de agosto o projeto da nova universidade será entregue ao MEC pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Estes desdobramentos são resultantes de visita do senador Walter Pinheiro ao município de Vitória da Conquista, quando Waldenor Pereira o levou para conhecer as instalações do campus Anísio Teixeira/UFBA. O senador se manifestou entusiasmado com a infraestrutura do campus, que oferece seis cursos de graduação, dois de mestrado e um de doutorado, constituindo-se numa forte base para sediar a criação da universidade do Sudoeste. O senador decidiu marcar audiência com o ministro para tratar do assunto.

Além do ministro, a reunião no MEC teve a participação do secretário executivo, Luiz Cláudio Costa, e do secretário de Ensino Superior (Sesu), Paulo Steller. Junto com Pinheiro, Waldenor Pereira justificou que o deputado Zé Raimundo ficou impedido de comparecer, porque na condição de relator teve reunião inadiável, em Salvador, com representantes da Polícia Militar, para tratar do projeto de interesse da categoria.

Pereira e Pinheiro fizeram exposição detalhada sobre as condições sócio-econômicas da região que favorecem a criação da nova universidade e conseguiram selar compromisso com o ministro que avança para o atendimento do pleito. Paim autorizou o secretário Paulo Steller a receber o projeto elaborado pela UFBA, a ser entregue ainda em agosto, antes da mudança de cargos do Reitorado. Devem participar da comitiva a atual reitora, Dora Leal, o reitor eleito, João Carlos Sales, o diretor do Campus Anísio Teixeira, Orlando Caíres, o senador e os deputados.



Brasil, Educação, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Criação da Universidade Federal do Sudoeste avança no MEC

Comentários fechados