Rede Globo pode desistir de transmitir a Fórmula 1 em 2015

tex encomendas

india-f1-buddh

A Globo pode não transmitir ao vivo, a partir do ano que vem, as provas do circuito mundial de Fórmula 1. É o resultado de negociações conduzidas recentemente com a FOM, segundo informação do advogado da entidade que controla os direitos comerciais da categoria, Carlos Miguel Aidar (que também é o atual presidente do São Paulo Futebol Clube). Segundo ele, o acerto é para que as provas sejam exibidas ao vivo no SporTV, canal por assinatura das Organizações Globo. A Fox começou a negociar a compra dos direitos de transmissão no ano passado, mas não avançou.

A emissora negou a informação. A Comunicação da Rede Globo diz que a Fórmula 1 continuará na grade da programação, sem confirmar se o formato de transmissão ao vivo das corridas e dos treinos qualificatórios será mantido. Na prática, a redução das transmissões já começou. A Globo começou a encurtar as transmissões dos treinos livres de Fórmula 1. Desde 19 de julho, no Grande Prêmio da Alemanha, os testes preparatórios deixaram de ser exibidos na íntegra.


Caso desista de vez da transmissão, será a primeira vez desde 1980 que a emissora carioca deixará de transmitir o Campeonato Mundial de Pilotos. Como naquela época, não há pilotos brasileiros competitivos, e a Fórmula 1 perde em audiência para programas como o desenho do Pica-Pau, na Record. Em 1980, a Globo entregou as corridas para a Bandeirantes, mas precisou voltar atrás na decisão, quando a então revelação Nelson Piquet venceu três provas e terminou como vice-campeão mundial. 

A Globo transmite provas de Fórmula 1 desde 14 de maio de 1972, quando exibiu o Grande Prêmio de Mônaco, vencido pelo francês Jean Pierre Beltoise, da BRM, com Jacky Ickx e Emerson Fittipaldi, que seria campeão naquele ano, completando o pódio. No Brasil, a modalidade é exibida em TV aberta desde 1970, quando a Record transmitiu a estreia de Emerson na Fórmula 1, no circuito de Brands Hatch, na Inglaterra. A migração das provas para a TV paga encerraria um ciclo de 44 anos de transmissões. Fonte: Revista 4 Rodas



Brasil, Esporte, Internacional

Comentário(s)