Alunos da FAINOR ficam em primeiro lugar na Campus Party, em Recife

CP_001

Criada há 16 anos na Espanha, a Campus Party já se consolidou como o maior acontecimento tecnológico do mundo, apresentando durante cinco dias centenas de atividades sobre Inovação, Ciência, Cultura e Entretenimento Digital. O evento chegou ao Brasil em 2008, sendo a primeira edição internacional em São Paulo.  O sucesso foi tanto que já migrou para solo pernambucano, um grande pólo de inovação do nosso país. Os alunos de Engenharia da Computação e Elétrica da FAINOR, sempre ávidos por mais conhecimento, não ficaram de fora.

Além de participar do evento, parte do grupo conquistense que compareceu na Campus Party, participou do concurso “Leve seu robô para a CPRecife3”, onde poderiam participar robôs feitos em casa, de projetos de pesquisa, de competições, comerciais, feitos de sucata, com muitas funcionalidades ou sem funcionalidade nenhuma.  A avaliação levava em consideração critérios como: Documentação, Construção, Funcionalidade e Criatividade.

A equipe que construiu o robô é formado por: Jacqueson Monteiro, João Ricardo, Kleber Bastos, Luan Santana, Romeu Oliveira e Wellington Azevedo (destes, apenas os 4 últimos foram para a Campus Party), além da ajuda de dois egressos da Instituição: Rômulo Pereira e Ezequiel Estenio. O robô apresentado, batizado de ZAP, foi construído para a componente curricular Sistemas Microprocessados, ministrada pelo  professor Marcos Prado. Ele foi totalmente construído do zero, com a equipe criando as placas, a programação, escolha das peças, montagem da estrutura e outras tantas etapas.

O ZAP foi construído com duas funções: Robô seguidor de Linha – que acompanha uma linha feita de fita isolante mesa e Robô Sumô – nesse tipo de competição, dois robôs se enfrentam em uma arena circular denominada dohyo, de medidas e cores específicas para cada modalidade. Deixando o robô ainda mais especial, o grupo fez adaptações para conseguir controlá-lo via Bluetooth, pelo celular. Conheça mais assistindo ao vídeo que demonstra as funções do robô: www.youtube.com/watch?v=UgVwIcMy-8o.

“Participar da Robocup foi uma ótima experiência, conhecendo gente de outras nacionalidades”, diz Kleber. “Mesmo com tanta diversidade, percebemos que estamos no mesmo nível de tantos concorrentes diretos”, completa Luan. “Não estamos atrasados em relação ao mundo e isso nos empolga muito”, finaliza Romeu.

Veja o momento da premiação da Robocup: www.youtube.com/watch?v=FGeBE3H1ZW8. Não é a primeira vez que o ZAP ganha uma competição: na 1ª Amostra de Robótica da FAINOR, ele levou um troféu de 1º Lugar.

Ezequiel comenta que “a troca de conhecimento é uma das principais razões do sucesso do evento”, sendo que acontece ainda “a troca de contatos, que acaba gerando amizade fora da Campus Party”, revela Wellington. “O bom da C.P. que não é só o evento, existem várias atividades paralelas, que engrandece nosso conhecimento”, fala Thaís Neves. “Inclusive, nos mostra, e participamos diretamente, do futuro da robótica”.



Bahia, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)