Rui Costa diz que Bahia terá 10 universidades federais, dentre elas a do Sudoeste

parque logistico

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Entre 2007 e 2013, cinco novas instituições federais foram implantadas e o orçamento para as universidades estaduais aumentou 165%. “Apoiado na política educacional implantada no Brasil a pelos presidentes Lula e Dilma Roussef, o governador Jaques Wagner conseguiu transformar uma dura realidade em um cenário promissor. Eu vou avançar ainda mais”, garante o candidato Rui Costa.

A implantação das universidades federal no Recôncavo, Oeste, Sul, Vale do São Francisco e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira, em São Francisco do Conde – “que tem também o status de instituição internacional” foram um marco na gestão petista no estado. “Vou investir fortemente na assistência estudantil, para garantir a permanência dos estudantes carentes no ensino superior e, ao lado de Dilma, criar mais quatro novas universidades federais: do Nordeste, da Chapada, do Sudoeste e da Serra Geral”.

Só em 2014, o orçamento para as quatro instituições estaduais: Uneb, Uefs, Uesc  e Uesb foi de R$ 1.021.537.000,00. O valor representa crescimento de mais de 165% entre 2006 e 2014. “É um avanço considerável, que se torna mais expressivo quando lembramos também da parceria com o governo federal, que contribuiu para a expansão da rede dos Institutos de Educação Tecnológica (IF Bahia e IF Baiano), hoje com 26 campi e 5 núcleos avançados espalhados em todo o Estado”, destacou  o candidato da coligação Pra Bahia Mudar Mais. “Acrescente, então,  a instalação de 26 polos de apoio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para se dimensionar o quanto a Bahia ganhou nas duas gestões de Wagner”.

Em sete anos de implantação foram investidos mais de R$ 80 milhões no projeto, com oferta de material didático e fardamento. “Minha meta é, a partir de 2015, ampliar esses valores e criar o Sistema Estadual de Ensino Superior para planejar ações e articular oferta de vagas, continuando a interiorização de cursos de graduação e pós-graduação e também nos grandes bairros populares de Salvador”.



Educação, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)


6 responses to “Rui Costa diz que Bahia terá 10 universidades federais, dentre elas a do Sudoeste

  1. Tá legal, nessa época tudo é possível até trazer o mar para Conquista.

    Esse aí nunca terá meu voto já começou apelando.

  2. Como São mentirosos,luluuluuuaaa prometeu aqui (VITÓRIA DA CONQUISTA) em palanque ,até hoje…..as promessas de wagner AEROPORTO,etc,etc ateé hoje…. e, esse negocio de Universidade multi campi é só pra criar problemas,veja só a UESB,OS CIÚMES DE JEQUIÉ COM CONQUISTA E OS POLÍTICOS,POLITIQUEIROS GANHAM VOTOS EM UMA REGIÃO MAIOR,,,,,,ELES SÃO “ESPERTOS”….A CORDA,CONQUISTA….

  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk PODEROOOOOOOSO!

Comentários fechados