Salões de Artes Visuais da Bahia chegam a Vitória da Conquista

tex encomendas

6746_609729589046949_2100797071_n

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), inaugura neste mês, em Vitória da Conquista, a última exposição da edição 2013 dos Salões de Artes Visuais da Bahia, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A solenidade de abertura será no próximo dia 18 de julho, sexta-feira, às 19 horas, e a mostra poderá ser visitada até 31 de agosto, diariamente, das 9 às 21 horas, com entrada gratuita. Na noite de abertura, com a presença dos artistas e demais convidados, um júri especializado concederá prêmios de R$ 7 mil, cada um, para três trabalhos, assim como menções especiais, e haverá também o Prêmio do Público, escolhido através do voto dos visitantes. Oevento conta com o apoio da Diretoria de Espaços Culturais da SecultBA e da Prefeitura de Vitória da Conquista.

Salão em Conquista apresenta 25 obras em diversos estilos e gêneros, com temática livre, de artistas não apenas de Conquista, mas também de Salvador, Juazeiro, Ilhéus, Lençóis, Araci, Seabra e Feira de Santana. A exposicao finaliza a retomada da edição de 2013 do projeto, que foi suspenso no ano passado para a regularização de compromissos relacionados ao cumprimento aos Decretos nºs 14.682 e 14.710/2013, que determinaram o contingenciamento no orçamento das secretarias e órgãos estaduais. Antes, ainda em 2013, os Salões de Artes Visuais da Bahia haviam sido realizados em Feira de Santana e Teixeira de Freitas. Este ano, foi a vez de Barreiras, no Oeste, Lençóis, na Chapada Diamantina, e agora Vitória da Conquista.

obra

Consolidados em 21 anos como um dos principais meios de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado, os Salões de Artes Visuais da Bahia objetivam apresentar a diversidade da produção baiana em artes visuais, divulgar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área. Na edição de 2013, houve um recorde de inscritos: das 463 propostas apresentadas, por meio de edital público, foram selecionadas 108 obras realizadas por 77 diferentes artistas.

ARTISTAS E OBRAS PARTICIPANTES DOS SALÕES DE ARTES VISUAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA: Alex Moreira, com a obra “Planta de Arte” (técnica mista – computação gráfica e impressão); Alex Oliveira, “Ritos de Passagem” (videoarte);Álvaro Villela, “Nós, os marcianos” (fotografia); André Souza, “Castelo” (impressão sobre papel fotográfico); Carla de Carvalho, “Fina Linha” (mista de prensagem das fibras da tala da folha do coqueiro da Bahia tingidas e ourivesaria em cobre e latão); Clara Domingas, “In memoriam” (pintura); Devarnier Hembadoom Apoema, “Vitória Régia, enquanto a cor da epo dos Ava for fíri importante do que o brilho dos eçá haverá joeopu’a” (fotografia); Fábio Duarte, “Série Salvador/Ruído e Desalinho em Tons Vibrantes” (fotografia de aparelho móvel); Fábio Gatti, “Eu Boneca” (instalação fotográfica); Fernando Gomes, “Reencontro A” (fotografia); Flávio Lopes, “Réquiem para a Velha Bahia” (Videoarte); Flos, “Grafiitti em mobiliário urbano” (intervenção); George Neri, “Pipa” (instalação); João Oliveira, “Ficções. Segmento do dorso” (gravura em metal – triptico); Marcio Junqueira, “Self Portrait (2012)” (Videoarte – triptico); Nubia Pinheiro, sem título (fotografia); Pablo Cordier, “Derradeiro ato; último aplauso, Desenho” (poliptico); Pedro Juarez, sem título (poliptico de fotografia); Roberta Nascimento, “Reação em Cadeia: Agente se Liga em Você” (performance instalação); Rodrigo Freire, “Code” (intervenção); Rodrigo Wanderley, “Noites Interiores” (fotografia); Talitha Andrade, “Diário de Notícias” (intervenção urbana); Tina Melo, “Velados” (instalação); Wianey Santiago, “Corria, enquanto atravessava. Sweet para quando estiver pensando em você não marear” (instalação); Yuri Ferraz, “Instalação com 10 pinturas” (instalação).

Salões de Artes Visuais da Bahia – Etapa Vitória da Conquista

Exposição com 25 obras

Onde: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Av. Rosa Cruz, 45, Recreio)

Abertura: 18 de julho (sexta-feira), às 19 horas

Visitação: 19 de julho a 31 de agosto, diariamente, das 9 às 21 horas

Quanto: Gratuito

Informações: 71 3324-8519 / [email protected].gov.br

Produção: Mil Produções Artísticas

Apoio: Diretoria de Espaços Culturais da SecultBA/ Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA



Cultura, Vitória da Conquista

Comentário(s)