“Plágio não é legal”: grupo de blogueiros lança campanha em defesa de seus direitos

atlanta

Fonte: Comunique-se

campanha

Representados pela Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV), entidade criada há dois anos, mais de 130 blogueiros promovem campanha contra a reprodução equivocada de seus conteúdos por outras páginas na web e até por veículos de comunicação atuantes em outras mídias. Desde o fim do mês passado, o grupo de profissionais está em luta pela defesa dos direitos autorais, com o mote “Plágio não é legal! Respeite o blogueiro”.

Presidente da ABBV, Sílvia Oliveira conta que o problema enfrentado pelos blogueiros quanto ao plágio é, “infelizmente”, maior do que se imagina. “É muito comum que textos, fotos e vídeos originais publicados pelos blogueiros de viagem sejam usados indevidamente por empresas, veículos da mídia tradicional e até mesmo outros blogueiros do segmento. Em vários casos, a cópia é integral”, ressalta a executiva, de acordo com a comunicação da entidade.

Silvia salienta que, em determinados casos, é perceptível que o plagiador não tem a noção de estar cometendo um crime ao violar a Lei do Direito Autoral, que permite somente a reprodução de um trecho da obra original – com citação da fonte e sem objetivo de lucro em cima do conteúdo produzido pelo colega. Em outros, ela salienta que há, nitidamente, má fé por parte de quem reproduz todo o texto elaborado por um blogueiro que tem o tema viagem como pauta principal.

“Existe a crença errônea de que ‘se está na internet não é de ninguém’. Isso não é verdade. Queremos que o mercado entenda que o blogueiro de viagem investe dinheiro e tempo na produção de conteúdo original e esse trabalho precisa ser respeitado e valorizado”, externa a presidente da ABBV, que chama a atenção para o fato da campanha, assim como o código de ética adotado pelos associados, ter o intuito de “educar o mercado” no que se diz respeito aos textos divulgados na web.



Bahia, Brasil, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)