Vitória da Conquista terá sinal aberto da Assembleia Legislativa da Bahia ainda esse ano

parque logistico

3-113

Até o final do ano o Canal Assembleia transmitirá sua programação para os baianos em canal aberto, com sinal e som em formato digital. A última etapa desse complexo processo, a outorga, ocorreu em Brasília, na última terça-feira, dia 10, quando o presidente Marcelo Nilo assinou contrato nesse sentido com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Estava acompanhado do presidente da Fundação Paulo Jackson, entidade mantenedora da emissora, José Acurcio, e do senador Walter Pinheiro que acompanha o desenvolvimento do Canal Assembleia desde a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos deputados.

Ele considera o senador como um “amigo do Canal Assembleia” e creditou o sucesso do pleito da Bahia ao esforço de Walter Pinheiro. Para o deputado Marcelo Nilo, a ampliação do universo dos atingidos pela programação do Canal Assembleia é um avanço significativo na transparência do Legislativo, capaz de permitir aos baianos o acompanhamento em tempo real dos trabalhos na Casa, podendo avaliar com maior substância o mandato do deputado em quem votou.

ETAPAS

O deputado frisou ainda a qualidade técnica e cultural da grade da emissora da Assembleia, voltada para nossas tradições, nossa diferenciada cultura e para nossa realidade. Como ainda existem etapas a serem cumpridas, o presidente do Legislativo acrescentou que cursos de aperfeiçoamento serão realizados para o pessoal técnico, jornalismo e apresentadores, além da ampliação da grade de programação. Ele adianta que viabilizar o sinal em canal aberto no ar será a sua prioridade administrativa em 2014 – culminando o processo de concessão, que fora assinado no último dia do mandato do presidente Lula, antes da posse da presidente Dilma Rousseff.

Isso será feito com o amparo de convênio já firmado entre a Fundação Paulo Jackson, a Câmara dos Deputados e o Instituto de Radiodifusão da Bahia (Irdeb), órgão responsável pela TVE e pela Educadora FM. A sinergia gerada por essa junção de esforços, explica José Acurcio, permitirá que a migração do canal fechado na operadora a cabo NET para o canal 16, aberto, se dará com custos financeiros extremamente reduzidos. Atualmente, além da transmissão pela NET a programação do Canal Assembleia se dá pela internet, através do endereço www.canalassembleia.com.br – mas nem todos dispõem de computador com banda larga, capaz de permitir o acesso às sessões plenárias e à programação de forma confortável, completou.

Para o senador Walter Pinheiro, ao ser ampliado o acesso ao Canal Assembleia, também aumenta a transparência dos serviços do poder Legislativo, “levando mais cultura e cidadania a um número maior de baianos, permitindo que as atividades do Poder Legislativo Estadual cheguem a todos os lares da população da Bahia”, ressalta Pinheiro.



Bahia, Sudoeste, Vídeos, Vitória da Conquista

Comentário(s)