Polícia e ladrão: de que lado você está?

Por Alexsandro de Oliveira e Silva – Diretor do Presídio Nilton Gonçalves

DSC_0720

Há vinte anos ingressei na Polícia Militar, passei a viver aquela rotina, hoje estou na direção de uma Unidade Prisional, agora observo a rotina dos presos. Neste texto pretendo demonstrar as diferenças entre este antagonismo.

Quando o cidadão ingressa na corporação faz um juramento em que promete regular a conduta pelos preceitos da moral e dedicar à segurança da sociedade mesmo com o risco da própria vida.

Quando o ladrão é batizado no crime pelas facções criminosas ele promete lealdade, respeito e solidariedade aos “irmãos”, aquele que estiver em liberdade, mas esquecer de contribuir com os “irmãos” que estão na cadeia, serão condenados à morte sem perdão, prometem também travar uma guerra sem trégua, sem fronteira, até a vitória final.

Quando o policial aborda um cidadão, diz as seguintes frases: “ Cidadão encoste na parede, coloque os braços para cima e abra as pernas”, após a abordagem, “Muito obrigado, desculpem o transtorno, a polícia está a disposição de todos vocês.”

Quando um ladrão aborda um cidadão, diz as seguintes frases:” Perdeu, perdeu otário, cadê o dinheiro, manda essa criança calar a boca senão eu estouro os miolos dele, vai maluco quer tomar um pipoco?”, no final atira no cidadão e diz: “Dei um pipoco mermo, não me arrependo de nada, me arrependo do que não fiz, é meu oitão mermo, se não tivesse armado  eu matava no dente”.

Quando a central de polícia entra em contato com a viatura: “ Central a viatura tal, desloque até o centro, verifique um veículo suspeito próximo ao Banco do Brasil, brevidade e cautela na abordagem”.

Quando os líderes do crime comunica com seus “soldados”: “E aí pivete, é nois, a caminhada é o seguinte: tamo aí no salve geral, é pra descer todo mundo, vai escancarar, manda todo mundo pra vala, quem cruzar na frente atropela geral…”.

Ladrão quando mata polícia: “Somente nesta quinta-feira, dois PMs foram assassinados na zona leste da capital paulista e outro policial foi baleado.” FONTE: WWW. NOTICIAS.R7.COM/CIDADE –ALERTA, ou seja, uma pequena nota é publicada, e ninguém se importa.

Polícia quando mata ladrão: Policiais são condenados a 968 anos de prisão por massacre do Carandiru. Fonte:www1.folhauol.com.br, além da repercussão internacional.

E para finalizar, segue uma estrofe da letra da música numa cidade muito longe daqui de Marcelo D2.

Existem homens maus sem alma e sem coração. Existem homens da lei com determinação. Mas o momento é de caos, porque a população na brincadeira sinistra de polícia e ladrão, não sabe ao certo quem é herói ou vilão.

Essa é a nossa realidade, o nosso dia-a-dia, será que vai mudar?



Artigos, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)


5 responses to “Polícia e ladrão: de que lado você está?

  1. Gostei, muito legal, estou do lado da polícia, já ouvi uma ladrão falar comigo perdeu, perdeu, foi uma das piores coisas na minha vida, meu filho viu tudo. Parabém Rodrigo é uma reflexão.

  2. Olha essa polícia é utópica não é a nossa polícia, é violentos combatendo a violência, um dia quem sabe teremos polícia assim.
    Parabéns ao autor.

  3. Olha essa polícia é utópica não é a nossa polícia, é violentos combatendo a violência, um dia quem sabe teremos polícia assim.

  4. Será que todo policial age com essa educação toda?Os novatos ou os de choque ou elite qualquer que seja o nome,nas suas abordagens não tem essa educação com o cidadão de bem,já fui abordado dentro do meu carro por um policial com tanta estupidez que me senti algo menos doque um marginal,sera que com o bandidão que tá com pistola na cintura esse cavalo vestido de farda faria a mesma coisa?comigo é fácil pois não porto sequer um unhex e com o bandido de pistola será como é?

Comentários fechados