Governador Wagner visita Planalto e acompanha Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama

vestibular fainor 2014.2

1399299280050514MD_03copy

Cerca de 1.500 mulheres estão sendo atendidas no Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, no município de Planalto, há 40 km. A unidade móvel, que está no município desde o dia 29 de abril e permanece até este sábado (10), já atendeu quase 500 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, que fazem parte do grupo de risco da doença. Para conhecer de perto a ação, o governador Jaques Wagner visitou a cidade nesta segunda (4) ao lado de prefeitos da região e dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo Fontes.

Após o primeiro exame, as mulheres que apresentam imagens inconclusivas e necessitam de um diagnóstico mais aprofundado fazem a checagem por ultrassom e biópsia. De acordo com o secretário da saúde, Washington Couto, a mulher que for detectada com o câncer vai receber todo tratamento, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Elas poderão fazer quimioterapia, radioterapia, cirurgia e até receber prótese mamaria.

1399299280050514MD_01copy
Os procedimentos iniciais são realizados em unidades móveis equipadas com dois mamógrafos, com capacidade para 70 mamografias por dia, cada, e 140 exames diários, no total. “Muitas mulheres morrem porque não detectam no inicio o câncer de mama e, para evitar isso, estamos levando para toda Bahia o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama. É uma ação importante, que salva muitas vidas”, afirmou o governador Jaques Wagner.

1399300310050514MD_12copy

O programa já percorreu 207 municípios das 12 Regiões de Saúde de Irecê, Jacobina, Itaberaba, Seabra, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Ilhéus, Valença, Jequié, Itabuna.

Obras

Ainda durante a visita à cidade de Planalto, o governador assinou ordem de serviço para pavimentação no distrito de Lucaia, que beneficiará mais de seis mil pessoas. Fotos e Informações: Secom – Governo do Estado



Política, Saúde, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)


One response to “Governador Wagner visita Planalto e acompanha Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama

Comentários fechados