Casos de dengue em Vitória da Conquista caem mais de 92% no primeiro trimestre de 2014

cidade verde

DSC09740-532x399

As ações de combate à dengue desenvolvidas pela Prefeitura, com os apoios dos governos Estadual e Federal, já apresentam bons resultados no primeiro trimestre de 2014, em Vitória da Conquista. Houve redução de 92,96% dos casos de dengue no município, quando comparado ao mesmo período de 2013. No primeiro trimestre do ano passado, foram notificados 363 casos suspeitos, sendo 128 positivos. Em 2014, foram registrados 40 casos suspeitos, sendo 9 casos positivos.

A diminuição no número de casos é resultado da realização de faxinaços, mutirões de tratamento, coleta diária de pneus, campanhas educativas e da mobilização social – feita em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), por meio da Fundação Luís Eduardo Magalhães. A Gincana Todos Contra a Dengue é uma iniciativa, do Município, que também vem incentivando a população, ao longo de quatro edições, aos cuidados para a não proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Sintomas e Cuidados – Aos primeiros sintomas da dengue – febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos-, a recomendação do Ministério da Saúde é procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar. Para diminuir a proliferação do mosquito é importante que a população tenha cuidado com o armazenamento de água e o acondicionamento do lixo. O Ministério orienta ainda a eliminação de todos os recipientes, sem uso, que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. * Com informações do Ministério da Saúde



Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)